História da Educação em Juara

currículo e cultura escolar na década de 1980

  • Francine Suélen Assis Leite Unemat e UFMT
  • Jairo Luis Fleck Falcão Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Juara, Colonização, Currículo, Cultura escolar, Memória

Resumo

Embrenhando-se em uma terra desconhecida, em busca de melhores condições de vida, fascinados pelo deslumbre do Eldorado, pelas propostas e propagandas das corretoras e colonizadoras, vinham os primeiros colonos para as regiões norte e noroeste do Mato Grosso. Vendiam suas terras na região sul e sudeste e migravam para a Amazônia legal, com o intuito de adquirir grande extensão de terras em um local de “abundância” e possível prosperidade, conforme apregoava as propagandas das colonizadoras. Este artigo é parte da pesquisa do subprojeto “Desafios e Conquistas na Trajetória da Educação em Juara: História, Cultura Escolar e Currículo nas Instituições de Ensino Juarenses” vinculado ao projeto “Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes”, institucionalizado, contemplado com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq e desenvolvido na UNEMAT/Juara, que visou compreender o desenvolvimento da História da Educação em Juara ao longo do tempo, esboçando seus desafios e conquistas, por meio do estudo da Cultura Escolar dessa instituição de ensino do município de Juara e das mudanças curriculares durante a trajetória da educação no município.  Neste sentido, traremos a análise de fragmentos da entrevista realizada com o professor de matemática aposentado, João Donizete Molina, que lecionou na Escola Estadual Oscar Soares, uma das primeiras escolas fundadas no município de Juara e uma parte da bibliografia utilizada que conta todo o processo de colonização do município pesquisado. Por meio das narrativas de memória do professor, podemos analisar como se delineava o currículo e a cultura escolar da década de 1980 na escola Oscar Soares. Nota-se na fala do entrevistado um sentimento de saudosismo, um grande apego e fidelidade ao passado, aos costumes da época e aos métodos tradicionais de ensino. Pode-se destacar que nossa história surge da luta e dos sonhos de alguém. Nosso povo carrega marcas de muitas lutas.

Biografia do Autor

Francine Suélen Assis Leite, Unemat e UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2018) campus de Juara. Pós graduação em andamento na área de "História e Cultura Afro-brasileira e indígena" pela UNINTER. Atuou na Escola Municipal Ulisses Guimarães em Novo Horizonte do Norte como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) do Projeto Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes desenvolvido na UNEMAT/Juara. Participou do Projeto de Extensão "Museu do patrimônio histórico, arqueológico, etnocultural e artístico do Vale do arinos" desenvolvido na UNEMAT/Juara. Atuou na função de bosista de Apoio Técnico à Pesquisa pelo CNPq no Projeto ?Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes?. Exerceu a função de Técnica Temporária de Desenvolvimento Humano (TTDH) na escola Municipal Ulisses Guimarães de 2017 a 2018. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso , na linha de pesquisa "Cultura, Memória e Teorias da Educação". 

Jairo Luis Fleck Falcão, Universidade do Estado de Mato Grosso
Jairo Luis Fleck Falcão

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Pós-Doutorado em Economia, com ênfase em Economia Solidária na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e atua nos Cursos de Pedagogia da UNEMAT, Câmpus de Juara e no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória da UNEMAT, Câmpus de Cáceres. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História da Educação, Sociologia da Educação, Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, grupo, interdisciplinaridade e cultura. Tem produzido sobre Mundos do Trabalho, especificamente sobre os trabalhadores vinculados a Cooperativas de Trabalho, Associações de Trabalhadores e Sindicatos de trabalhadores avulsos. A busca de alternativas de sobrevivência dos trabalhadores frente às mudanças no mundo do trabalho, a globalização e o neoliberalismo, bem como a manutenção de formas de trabalho como meio de sobrevivência. Ultimamente tem se dedicado a algumas frentes de Pesquisa, Ensino e Extensão, que resumem-se em: Formação de Professores; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; História da Educação; Processos de (Re)Ocupação da Amazônia Mato-Grossense; Narrativas de Memória; Patrimônio Histórico do Vale do Arinos e Tecnologias e Linguagens na Educação e especialmente no Ensino de História.

Publicado
2019-06-21
Como Citar
ASSIS LEITE, F. S.; FLECK FALCÃO, J. L. História da Educação em Juara. Faces da História, v. 6, n. 1, p. 203-222, 21 jun. 2019.