História da Educação em Juara

currículo e cultura escolar na década de 1980

  • Francine Suélen Assis Leite Unemat e UFMT
  • Jairo Luis Fleck Falcão Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Embrenhando-se em uma terra desconhecida, em busca de melhores condições de vida, fascinados pelo deslumbre do Eldorado, pelas propostas e propagandas das corretoras e colonizadoras, vinham os primeiros colonos para as regiões norte e noroeste do Mato Grosso. Vendiam suas terras na região sul e sudeste e migravam para a Amazônia legal, com o intuito de adquirir grande extensão de terras em um local de “abundância” e possível prosperidade, conforme apregoava as propagandas das colonizadoras. Este artigo é parte da pesquisa do subprojeto “Desafios e Conquistas na Trajetória da Educação em Juara: História, Cultura Escolar e Currículo nas Instituições de Ensino Juarenses” vinculado ao projeto “Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes”, institucionalizado, contemplado com bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPq e desenvolvido na UNEMAT/Juara, que visou compreender o desenvolvimento da História da Educação em Juara ao longo do tempo, esboçando seus desafios e conquistas, por meio do estudo da Cultura Escolar dessa instituição de ensino do município de Juara e das mudanças curriculares durante a trajetória da educação no município.  Neste sentido, traremos a análise de fragmentos da entrevista realizada com o professor de matemática aposentado, João Donizete Molina, que lecionou na Escola Estadual Oscar Soares, uma das primeiras escolas fundadas no município de Juara e uma parte da bibliografia utilizada que conta todo o processo de colonização do município pesquisado. Por meio das narrativas de memória do professor, podemos analisar como se delineava o currículo e a cultura escolar da década de 1980 na escola Oscar Soares. Nota-se na fala do entrevistado um sentimento de saudosismo, um grande apego e fidelidade ao passado, aos costumes da época e aos métodos tradicionais de ensino. Pode-se destacar que nossa história surge da luta e dos sonhos de alguém. Nosso povo carrega marcas de muitas lutas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2018) campus de Juara. Pós graduação em andamento na área de "História e Cultura Afro-brasileira e indígena" pela UNINTER. Atuou na Escola Municipal Ulisses Guimarães em Novo Horizonte do Norte como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes). Atuou como bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) do Projeto Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes desenvolvido na UNEMAT/Juara. Participou do Projeto de Extensão "Museu do patrimônio histórico, arqueológico, etnocultural e artístico do Vale do arinos" desenvolvido na UNEMAT/Juara. Atuou na função de bosista de Apoio Técnico à Pesquisa pelo CNPq no Projeto ?Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes?. Exerceu a função de Técnica Temporária de Desenvolvimento Humano (TTDH) na escola Municipal Ulisses Guimarães de 2017 a 2018. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso , na linha de pesquisa "Cultura, Memória e Teorias da Educação". 

##submission.authorWithAffiliation##
Jairo Luis Fleck Falcão

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (1995), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Pós-Doutorado em Economia, com ênfase em Economia Solidária na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e atua nos Cursos de Pedagogia da UNEMAT, Câmpus de Juara e no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória da UNEMAT, Câmpus de Cáceres. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, História da Educação, Sociologia da Educação, Metodologia Científica e Metodologia da Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, grupo, interdisciplinaridade e cultura. Tem produzido sobre Mundos do Trabalho, especificamente sobre os trabalhadores vinculados a Cooperativas de Trabalho, Associações de Trabalhadores e Sindicatos de trabalhadores avulsos. A busca de alternativas de sobrevivência dos trabalhadores frente às mudanças no mundo do trabalho, a globalização e o neoliberalismo, bem como a manutenção de formas de trabalho como meio de sobrevivência. Ultimamente tem se dedicado a algumas frentes de Pesquisa, Ensino e Extensão, que resumem-se em: Formação de Professores; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; História da Educação; Processos de (Re)Ocupação da Amazônia Mato-Grossense; Narrativas de Memória; Patrimônio Histórico do Vale do Arinos e Tecnologias e Linguagens na Educação e especialmente no Ensino de História.

Publicado
2019-06-21
Como Citar
ASSIS LEITE, Francine Suélen; FLECK FALCÃO, Jairo Luis. História da Educação em Juara. Faces da História, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 203-222, jun. 2019. ISSN 2358-3878. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1313>. Acesso em: 19 ago. 2019.