“Pela salvação do índio brasileiro”

história, missões batistas e práticas de descaracterização cultural no Vale do Rio Tocantins

  • Wedster Felipe Martins Sabino Universidade Federal do Tocantins
  • Vasni de Almeida Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: História das Religiões, Protestantismo, Práticas de descaracterização cultural, Missionarismo, Vale do Rio Tocantins

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar, em perspectiva histórica, as formas de evangelização e as práticas de descaracterização cultural adotadas pelas missões batistas junto às populações tradicionais do vale do rio Tocantins, a partir dos relatos de viagem do missionário norte americano Lewis Mallen Bratcher publicados no “O Jornal Batista”, entre o final da década de 1920 e início de 1930. As reflexões oferecidas neste estudo partem de noções teóricas e metodológicas oriundas da História das Religiões, apoiadas em aportes provenientes da Sociologia e da Antropologia. Este deslizar teórico e metodológico se dá pela necessidade de se utilizar as noções de “religião” e “civilização” em uma perspectiva histórico-religiosa, alinhada às proposições da escola italiana de História das Religiões. O encontro entre os missionários batistas e as populações tradicionais do vale do rio Tocantins gerou narrativas caracterizadas pela tentativa de desconstruir e erradicar um sistema simbólico – das culturas e práticas indígenas encontradas pelos religiosos – em busca de substituí-lo por outro cristão e protestante, a partir do qual os agentes religiosos condenariam em seus relatos as crenças e práticas daquelas populações tradicionais.

Biografia do Autor

Wedster Felipe Martins Sabino, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo - USP.

Vasni de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História pela Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Professor do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Porto Nacional. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas - PPHispam, UFT.

Publicado
2020-06-27
Como Citar
MARTINS SABINO, W. F.; DE ALMEIDA, V. “Pela salvação do índio brasileiro”. Faces da História, v. 7, n. 1, p. 260-284, 27 jun. 2020.