O sistema financeiro islâmico e seu reconhecimento no mercado internacional

Palavras-chave: Finanças Islâmicas; Mercado Financeiro Alternativo; Usura (Riba); Economia Moral; Alcorão; Religião.

Resumo

O Islã apresenta um sistema financeiro próprio que tem se expandido consideravelmente no mundo, em especial na Ásia, mas também na Europa. Tendo em vista o igual crescimento da comunidade muçulmana, o surgimento de um mercado financeiro alternativo ao sistema secular existente e amplamente disseminado no mundo, tem despertado o olhar da comunidade internacional. A alternativa islâmica se propõe a oferecer uma espécie de economia moral voltada para a não utilização dos juros, visto que ele é associado a prática da usura (riba), amplamente proibida pelas sagradas escrituras, Corão. O principal questionamento que surge é como esse modelo é implementado e se sustenta no mercado internacional.

Biografia do Autor

Danilo Porfírio de Castro Vieira, UNICEUB / IDP

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018) . Atualmente é professor titular de Relações Internacionais e Direito no Centro Universitário de Brasilia(Uniceub) e professor de Direito no Instituto de Direto Público do Distrito Federal (IDP). Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito , Direito Civil, Direito Internacional e Filosofia do Direito.

Kathleen Silva Oliveira, UNICEUB/ Universidade Católica de Brasília

Especialização em Relações Governamentais na Universidade Católica de Brasília (em andamento). É bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília. Atualmente é assistente de proteção no Instituto Migrações e Direitos Humanos. Possui como linha de pesquisa o estudo do sistema financeiro islâmico e suas peculiaridades; política internacional; economia; direitos humanos; trabalho.

Publicado
2020-06-27
Como Citar
VIEIRA, D. P. DE C.; SILVA OLIVEIRA, K. O sistema financeiro islâmico e seu reconhecimento no mercado internacional. Faces da História, v. 7, n. 1, p. 462-479, 27 jun. 2020.