Marfins africanos em trânsito: apontamentos sobre o comércio numa perspectiva atlântica (Angola, Benguela, Lisboa e Brasil, Séculos XVIII-XIX)

  • Cristina Rogéria ALVES
Palavras-chave: Marfins; África; Comércio

Resumo

A existência de um comércio transatlântico de marfins envolvendo a costa ocidental africana e o Brasil foi apontada pelo historiador Russell-Wood, todavia ainda não foi objeto de estudo. Por sua vez, a proposta do presente artigo é elucidar alguns aspectos desse comércio - para além dos fatores econômicos - inserindo-o numa dinâmica cultural e social, que considera a atuação dos sujeitos envolvidos nesse trânsito, bem como verificar os usos e valores desse material nas diferentes margensdesse oceano.

Biografia do Autor

Cristina Rogéria ALVES

Doutoranda em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em História Social da Cultura. Especialista em Inspeção Escolar. Professora Supervisora de Estágio no curso de Pedagogia (UAB/UFOP – Polo Lagoa Santa). Analista Educacional na Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Publicado
2017-09-06
Como Citar
ALVES, C. R. Marfins africanos em trânsito: apontamentos sobre o comércio numa perspectiva atlântica (Angola, Benguela, Lisboa e Brasil, Séculos XVIII-XIX). Faces da História, v. 3, n. 2, p. 8-21, 6 set. 2017.