A redenção da raça negra em uma perspectiva internacional: discursos do garveysmo no jornal O Clarim da Alvorada

  • Flavio Thales Ribeiro FRANCISCO

Resumo

O objetivo desse artigo é demonstrar como o jornal O Clarim da Alvorada (1924- 1932), periódico da imprensa negra paulista, interpretou e explorou as informações do jornal afro-americano Negro World. Enquanto órgão representativo de ativistas negros de São Paulo, o Clarim publicou artigos que combatiam o preconceito de cor e defendiam a incorporação simbólica do negro a uma ideia de nação racialmente fraterna. Por outro lado, o Negro World, periódico que divulgava as atividades políticas do líder radical negro Marcus Garvey, advogava a renúncia dos afro-americanos à cidadania norte-americana, promovendo o retorno para a África. O jornal brasileiro recontextualizou as informações do Negro World, selecionando as mensagens de auto-afirmação e dignidade negra e descartando um retorno para o continente africano.

##submission.authorBiography##

Flavio Thales Ribeiro FRANCISCO

Doutorando do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade de São Paulo - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, CEP: 05508-900 - Cidade Universitária São Paulo - SP / Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa.

Publicado
2017-08-12
Como Citar
FRANCISCO, Flavio Thales Ribeiro. A redenção da raça negra em uma perspectiva internacional: discursos do garveysmo no jornal O Clarim da Alvorada. Faces da Historia, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 89-105, ago. 2017. ISSN 2358-3878. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/93>. Acesso em: 23 ago. 2017.