ADOLESCENTE

UM LEITOR EM BUSCA DE SENTIDOS E DA SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA

Autores

  • Rosiana Kist Unisc
  • Ângela Cogo Fronckowiak Unisc

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1380

Resumo

A partir de uma pesquisa empírica com adolescentes, buscamos saber o que os jovens leem e refletir sobre o seu lugar no mundo da leitura.  Antes, fizemos um percurso sobre a leitura e a relação entre texto e leitor, reunindo conceitos acerca de literatura de massa e best-seller. Baseados no fenômeno da experiência, buscamos compreender como algumas obras desvalorizadas pela escola tocam profundamente os jovens e vimos que o mercado editorial denomina este público leitor como young adult (YA). Tais conceituações foram relevadas quando analisamos duas obras do escritor americano John Green. O estudo nos levou a confirmar as hipóteses levantadas de que o jovem lê muito, mas são obras não legitimadas pela escola. Além disso, ele precisa socializar suas leituras; prova disso são os fenômenos digitais envolvendo o assunto, como o sucesso dos booktubers e as dezenas de plataformas de leitura.

Biografia do Autor

Rosiana Kist, Unisc

Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul, graduada em Letras/Português pela mesma Universidade, mestranda e bolsista CAPES/PROSUC no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Áreas de interesse: Literatura Comparada; Literatura Brasileira Contemporânea; Crítica Feminista; Literatura de autoria feminina; Literatura Juvenil.  

 

Ângela Cogo Fronckowiak, Unisc

Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras – Leitura e Cognição pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e nos cursos de Letras e Pedagogia na mesma Instituição, Doutora em educação pela UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, infância, experiência poética, leitura, letramento, vocalização poética. E-mail: acf@unisc.br.

Downloads

Publicado

2020-01-16

Como Citar

Kist, R., & Fronckowiak, Ângela C. (2020). ADOLESCENTE: UM LEITOR EM BUSCA DE SENTIDOS E DA SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 26, 237–256. https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1380

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES