ADOLESCENTE

UM LEITOR EM BUSCA DE SENTIDOS E DA SOCIALIZAÇÃO DA LEITURA

  • Rosiana Kist Unisc
  • Ângela Cogo Fronckowiak Unisc

Resumo

A partir de uma pesquisa empírica com adolescentes, buscamos saber o que os jovens leem e refletir sobre o seu lugar no mundo da leitura.  Antes, fizemos um percurso sobre a leitura e a relação entre texto e leitor, reunindo conceitos acerca de literatura de massa e best-seller. Baseados no fenômeno da experiência, buscamos compreender como algumas obras desvalorizadas pela escola tocam profundamente os jovens e vimos que o mercado editorial denomina este público leitor como young adult (YA). Tais conceituações foram relevadas quando analisamos duas obras do escritor americano John Green. O estudo nos levou a confirmar as hipóteses levantadas de que o jovem lê muito, mas são obras não legitimadas pela escola. Além disso, ele precisa socializar suas leituras; prova disso são os fenômenos digitais envolvendo o assunto, como o sucesso dos booktubers e as dezenas de plataformas de leitura.

Biografia do Autor

Rosiana Kist, Unisc
Graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul, graduada em Letras/Português pela mesma Universidade, mestranda e bolsista CAPES/PROSUC no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul. Áreas de interesse: Literatura Comparada; Literatura Brasileira Contemporânea; Crítica Feminista; Literatura de autoria feminina; Literatura Juvenil.  

 

Ângela Cogo Fronckowiak, Unisc

Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras – Leitura e Cognição pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e nos cursos de Letras e Pedagogia na mesma Instituição, Doutora em educação pela UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, infância, experiência poética, leitura, letramento, vocalização poética. E-mail: acf@unisc.br.

Publicado
2020-01-16
Seção
ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES