OS ACERVOS DE ESCRITORES SULINOS E A MEMÓRIA LITERÁRIA BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Acervos de Escritores Sulinos, Erico Veríssimo, Mário Quintana

Resumo

O texto apresenta os resultados do trabalho desenvolvido ao longo de mais de vinte anos pelos pesquisadores ligados ao Grupo de Pesquisa Acervos de Escritores Sulinos, que, até 2007, atuou no sentido de reunir, organizar, preservar e estudar documentos de escritores importantes do Rio Grande do Sul, como é o caso de Erico Veríssimo e Mário Quintana.

Biografia do Autor

Maria da Glória Bordini, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969), mestrado em Letras/Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Letras na mesma área de concentração também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). É professor aposentado como adjunto IV na UFRGS e ex-professor titular de Teoria da Literatura da PUCRS. Atualmente exerce o cargo de professor colaborador convidado da UFRGS no Programa de Pós-Graduação em Letras. É um dos editores da revista binacional Brasil/Brazil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Erico Verissimo, acervos literários, literatura brasileira e portuguesa, Estudos Culturais e Lírica.É pesquisador 1D do CNPq.

Referências

AMORIM, Sônia Maria de. Em busca de um tempo perdido: edição de literatura traduzida pela Editora Globo (1930-1950). São Paulo: EDUSP, [s.d.].

BECKER, Célia Dóris. A tessitura da história e da ficção em O Retrato. 2006. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre, 2006.

BORDINI, Maria da Glória. Erico Verissimo e o realismo machadiano. [no prelo].

BORDINI, Maria da Glória. Eça de Queirós e Erico Verissimo: a citação como intertexto. In: ZILBERMAN, Regina et al. Eças e outros: diálogos com a ficção de Eça de Queirós. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 73–90.

CHARTIER, Roger et al. Leitura, identidade e patrimônio cultural. Passo Fundo: UPF, 2004.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 1.

MORAES, Anita de. Os olhos do gato: o narrador de viagens Erico Verissimo. 2005. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Orientador: Prof. Dr. Flávio Wolf de Aguiar.

REMÉDIOS, Maria Luíza Ritzel. As muralhas de Jericó: memórias de viagem à União Soviética e China nos anos 50. Porto Alegre: L&PM, 2001.

TORRESINI, Elisabeth Wenhausen Rochadel. Editora Globo: uma aventura editorial nos anos 30 e 40. São Paulo: EDUSP, [s.d.].

VESSELS, Gary Michael. Erico Verissimo’s caminhos cruzados: aspects of the novel of ideas and the menippean tradition. 1989. Tese (Doutorado em Hispanic Language and Literatures) – University of California, Santa Barbara, 1989. 356 p.

YOUNG, Theodore Robert. O questionamento da história em O Tempo e o Vento de Erico Verissimo. 1993. Dissertação (Mestrado) – Harvard University, Cambridge, 1993. 209 p.

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

Bordini, M. G. (2009). OS ACERVOS DE ESCRITORES SULINOS E A MEMÓRIA LITERÁRIA BRASILEIRA. Patrimônio E Memória, 4(2), 35–54. Recuperado de http://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3897