EDIÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA REUNIDA DE MÁRIO DE ANDRADE

HISTÓRICO E ALGUNS PRESSUPOSTOS

Autores

Palavras-chave:

Mário de Andrade, Correpondência, Arquivos de escritores, Edição

Resumo

O projeto Correspondência reunida de Mário de Andrade, sob minha coordenação, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, levanta questões relacionadas ao trabalho arquivístico e editorial. Este artigo pretende refletir sobre a complexa natureza da carta como objeto de pesquisa, historiar as tensas relações do autor de Macunaíma com a sua correspondência, assim como ponderar sobre procedimentos metodológicos de edição de documentos epistolares.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Moraes, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação em Letras (Linguística, Português e Francês) pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é pesquisador e docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Historiografia Literária Brasileira, desenvolvendo pesquisas nos seguintes campos: epistolografia brasileira, memorialismo brasileiro, modernismo brasileiro, obra de Mário de Andrade, crítica genética e textual. Membro da Equipe Mário de Andrade, no Instituto de Estudos Brasileiros. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, 1-C.

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

Moraes, M. A. (2009). EDIÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA REUNIDA DE MÁRIO DE ANDRADE: HISTÓRICO E ALGUNS PRESSUPOSTOS. Patrimônio E Memória, 4(2), 115–128. Recuperado de http://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3904