O PANORAMA (1837-1868)
HISTÓRIA DE UM JORNAL
Palavras-chave:
Século XIX, Imprensa portuguesa, O Panorama (1837 - 1868)Resumo
O Panorama foi lançado em Lisboa, no dia 6 de maio de 1837, pela Sociedade Propagadora de Conhecimentos Úteis, fundada, naquele mesmo ano, com a finalidade exclusiva de publicar um periódico de conteúdo enciclopédico, literário e instrutivo que fosse bem aceito por todas as classes de cidadãos. Considerado o paradigma da imprensa romântica portuguesa, com ele inicia-se e encerra-se o movimento romântico em Portugal. Nosso objetivo neste texto é refletir sobre a publicação desse periódico, identificar os aspectos mais relevantes que envolvem o seu projeto editorial, sua apresentação gráfica, a transferência de editor (proprietário), bem como apresentar ao pesquisador e estudiosos da imprensa literária de língua portuguesa uma leitura sobre a publicação desse importante jornal.
Referências
BAPTISTA, Jacinto. Alexandre Herculano jornalista. Amadora: Bertrand, 1977.
CASTILHO, Antônio Feliciano de. Introdução. In: O Panorama, 2 jan. 1841, v. V ou 1º da 2ª série, n. 1, p. 3.
GARMES, Hélder. A convenção formadora: uma contribuição para a história do periodismo literário nas colônias portuguesas. 1999. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
LANÇA de MELLO, Maria Cristina Nogueira. O Panorama: história de um jornal. 1971. Monografia – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1971.
SILVA, Luiz Augusto Rebelo da. Introdução. In: O Panorama, 1 jan. 1853, v. X ou 2º da 3ª série, n. 1, p. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.