OS ACERVOS HISTÓRICOS
GUARDAR PARA QUE E PARA QUEM?
Palavras-chave:
Patrimônio histórico, Acervos, Patrimônio e cidadaniaResumo
Neste texto discutirei a relação entre os acervos históricos e a sociedade, destacando a positividade a eles atribuída, por estarem associados a uma perspectiva de construtores do patrimônio coletivo, de denso valor simbólico. Indagar sobre essa relação é uma das preocupações expressas neste texto, pois entendo que a dita relação carrega, por um lado, as ambigüidades e os conflitos de interesses que perpassam a sociedade, embora esses mesmos legados sirvam para agregar e manter a comunhão de sentido entre os seus membros e, por outro, estão intimamente articulados aos circuitos do poder, considerando-se que emergem no âmbito de projetos de conformação da Nação.
Referências
ARENDT, Hannah. A crise da cultura: sua importância social e política. In: ______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972. p. 248-281.
ARRUDA, G. Monumentos, semióforos e natureza nas fronteiras. In: ARRUDA, G. (Org.). Natureza, fronteiras e territórios: imagens e narrativas. Londrina: Eduel, 2005.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
CHAUI, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2001.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora UNESP; Estação Liberdade, 2001.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ/MINC/Iphan, 2005.
LE GOFF, Jacques. Documento. Monumento. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. v. 1, p. 95-103.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História – Revista do Programa de Pós-Graduação em História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
POMIAN, Krzysztof. Coleção. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984. p. 53.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. Tradução de Leônidas H. B. Hegenberg, Octanny Silveira da Mota e Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, [1969].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.