Tecnologias e dispositivos do apoio institucional em saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, Estado de Santa Catarina

  • Carlos Alberto Severo Garcia Jr.
  • Carlos Roberto Soares Freire de Rivorêdo
  • Raqueli Braga Flumian

Resumo

O presente trabalho constitui um relato crítico e circunstanciado de uma experiência no desenvolvimento de tecnologias e dispositivos de apoio institucional, visto como prática em saúde indígena, junto aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Interior Sul, no escopo de uma colaboração entre a Política Nacional de Humanização e a Secretaria Especial da Saúde Indígena, no estado de Santa Catarina, com enfoque prioritário nas relações entre Educação Permanente e Saúde e o Controle Social. Em consonância com a proposta, optou-se pelo desenvolvimento de uma cartografia tanto das tecnologias e dispositivos utilizados quanto da análise propriamente dita das ações. A prática do apoio institucional mostrou-se profícua para o desenvolvimento da autonomia e das relações positivas entre as instâncias do Sistema Único de Saúde, no que diz respeito ao Controle Social em Saúde Indígena. Verificou-se também, no processo, a proximidade entre as noções de Atenção Diferenciada e de Clínica Ampliada, como dispositivos de desenvolvimento da atenção a essas populações, em que pese sua proposição em instâncias diversas do Sistema Único de Saúde. Contudo, tais iniciativas, certamente por dependerem da organização complexa que é o Sistema Único de Saúde, ficam à mercê da opção da instituição nos âmbitos ético, político e, por consequência, estético, para se efetivarem e terem continuidade para contribuir para o desenvolvimento do SUS, como um todo.

Publicado
2017-09-29
Como Citar
GARCIA JR., Carlos Alberto Severo; RIVORÊDO, Carlos Roberto Soares Freire de; FLUMIAN, Raqueli Braga. Tecnologias e dispositivos do apoio institucional em saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Interior Sul, Estado de Santa Catarina. Revista de Psicologia da Unesp, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 1-15, set. 2017. ISSN 1984-9044. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/670>. Acesso em: 17 out. 2017.
Seção
Artigos