Por um psicólogo não normalizador no contexto das instituições públicas

  • Silvio José Benelli
  • Waldir Périco
  • Abílio da Costa-Rosa

Resumo

Partindo de uma problematização da Psicologia como ciência disciplinar e descrevendo suas possibilidades teóricas e técnicas de intervenção, constatamos seus limites paradigmáticos e efeitos éticos na produção da normalidade social. Como a Psicologia poderia buscar superar as determinações disciplinares que lhe são classicamente constitutivas?  A emergência do conceito de subjetividade na área da Psicologia disciplinar estaria produzindo uma subversão nesse campo, numa perspectiva transdisciplinar?. Nessa direção, sem necessariamente desconsiderar algumas outras, as contribuições da Psicanálise do campo de Freud e Lacan apresentam referências teóricas, técnicas e éticas fundamentais para instrumentalizar de modo singular um psicólogo que se pretenda não disciplinar, sobretudo, no contexto das Instituições Públicas. O psicólogo psicossocial, quando devidamente precavido, avisado e orientado por uma ética Outra, tem condições de, partindo de uma contextualização do sintoma social dominante no contemporâneo, operar e interceder por meio de uma escuta ao sujeito do sofrimento que seja capaz de promover processos de implicação subjetiva e sociocultural singularizantes.

Biografia do Autor

Silvio José Benelli

Psicólogo, doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, São Paulo. Professor assistente do Depto. de Psicologia Clínica no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de e Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da FCL- UNESP-Assis.

Waldir Périco

Psicólogo e Mestre em Psicologia (Unesp-Assis). Aprimoramento Profissional em Saúde Pública e Saúde Coletiva (Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo - DRS Marília-SP).

Abílio da Costa-Rosa

Psicanalista e analista institucional, mestre e doutor pelo Instituto de Psicologia da USP, professor Livre-Docente do Depto. de Psicologia Clínica no curso de Graduação em Psicologia e no Programa de e Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade  da FCL- UNESP-Assis

Publicado
2017-11-27
Como Citar
BENELLI, Silvio José; PÉRICO, Waldir; COSTA-ROSA, Abílio da. Por um psicólogo não normalizador no contexto das instituições públicas. Revista de Psicologia da Unesp, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 01-17, nov. 2017. ISSN 1984-9044. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/841>. Acesso em: 18 dez. 2017.
Seção
Artigos