Compreensão social e linguagem

tarefas experimentais e uso de termos mentais em situações lúdicas

  • Sara Del Prete Panciera
  • Eduardo dos Santos Prezotto

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de investigar o desenvolvimento da compreensão social manifestado por crianças pré-escolares em duas situações distintas: no uso que fazem de termos mentais em uma situação lúdica e social e na realização de tarefas de teoria da mente. Participaram da pesquisa 15 crianças de 2 anos e seis meses a 5 anos e dois meses de idade, frequentadoras de uma EMEI localizada na periferia da cidade. Para a observação da produção linguística em situação lúdica, as crianças foram divididas em pequenos grupos e convidadas a participar da reencenação de uma história. As crianças também responderam à escala de tarefas de teoria da mente. Diferentemente do encontrado em estudos anteriores realizados com crianças de mesma faixa etária, mas de NSE médio e alto, apenas 2 crianças fizeram uso de termos mentais nas suas manifestações linguísticas. Esses participantes estão entre os que obtiveram maiores pontuações na escala de tarefas. Os resultados foram analisados levando-se em conta as experiências conversacionais da criança no âmbito da família e da escola.

Publicado
2017-11-27
Como Citar
PANCIERA, Sara Del Prete; PREZOTTO, Eduardo dos Santos. Compreensão social e linguagem. Revista de Psicologia da Unesp, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 27-40, nov. 2017. ISSN 1984-9044. Disponível em: <http://seer.assis.unesp.br/index.php/psicologia/article/view/843>. Acesso em: 18 dez. 2017.
Seção
Artigos