Prorrogação da chamada para submissão de dossiês temáticos para 2022

2021-07-27

Prorrogação_da_chamada_para_propostas_de_dossiês_temáticos_20221.png

Faces da História – Revista do corpo discente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Assis) – informa toda a comunidade acadêmica que o prazo para submissão de propostas de dossiês temáticos para publicação em 2022 foi prorrogado para 12 de agosto de 2021

  1. Objetivo

Esta chamada busca receber propostas de organização de dossiês temáticos para publicação eletrônica pela Revista Faces da História (e-ISSN: 2358-3878). A publicação dos dossiês escolhidos pelo Conselho Editorial acontecerá, impreterivelmente, até 30 de junho de 2022 (v. 9, n. 1) e 20 de dezembro de 2022 (v. 9, n. 2).

  1. As propostas devem seguir os seguintes requisitos:

2.1 As propostas de dossiê deverão ser elaboradas por, no mínimo, dois/duas e, no máximo, três pesquisadores/as. Ao menos um/a dos/as proponentes deverá possuir título de doutor/a. Demais proponentes deverão ser, no mínimo, doutorando/as.

2.2 As propostas deverão priorizar o atendimento aos critérios de ineditismo e originalidade, ficando vetada a proposição de temas que já foram trabalhados em outros dossiês da Faces da História.

2.3 As propostas deverão apresentar, preferencialmente, temas que possam abranger a maior diversidade possível de abordagens, perspectivas teórico-metodológicas, fontes, tempos e espaços. Exemplo disso são alguns dos dossiês publicados pela Revista Faces da História nos últimos anos: Estudos de Ásia e do Oriente no Brasil: objetos, problemáticas e desafios (v. 6, n. 2, 2019. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/issue/view/86); História antiga: passado em conexão com o presente e diversidade nas abordagens (v. 4, n. 2, 2017. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/issue/view/56); A História da África e afro-brasileira: perspectivas, experiências e diálogos (v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/issue/view/39).

  1. Propostas

3.1 O período para recebimento das propostas será aberto no dia 05 de julho de 2021 e se encerrará no dia 05 de agosto de 2021.

3.2 As propostas de dossiês temáticos deverão ser encaminhadas para a Revista Faces da História exclusivamente pelo e-mail facesdahistoria.dossie@gmail.com. O e-mail deverá conter obrigatoriamente o assunto “Proposta de dossiê - Faces da História 2022”.

3.3 As propostas deverão ser apresentadas em três línguas: português, inglês e espanhol.

3.4 As propostas deverão ser enviadas em anexo no referido e-mail, em arquivo formato Word, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm.

3.5 No documento Word, deve-se apresentar primeiro as informações da proposta em português, contendo a seguinte estrutura:

  • título (centralizado e em negrito);
  • nomes dos/as proponentes (alinhados à direita, seguidos de titulação, vínculo institucional [se houver] e e-mail para contato);
  • texto da proposta (alinhamento justificado com no máximo 1.250 caracteres) e, ao final, se houver, referências, seguindo os padrões da ABNT.

3.6 O texto da proposta deverá seguir, respectivamente, a seguinte apresentação: objetivos; justificativa; apresentação de obras de referência (se houver); enfoque e recortes (se houver).

3.7 No mesmo arquivo Word, abaixo da proposta escrita em língua portuguesa, deve-se realizar a tradução de todos os dados (título, nomes dos proponentes, titulação e resumo da proposta) para o inglês e o espanhol.

  1. Critérios de seleção

4.1 Atendimento aos requisitos mencionados nos itens 2 e 3;

4.2 Originalidade e relevância do tema proposto;

4.3 Clareza e coerência da proposta em relação à temática do dossiê;

4.4 Familiaridade dos/as proponentes com o tema do dossiê (pesquisas, publicações e atuação profissional).

  1. Da seleção

5.1 O Conselho editorial da Revista Faces da História selecionará, por votação de maioria simples, duas propostas. A mais votada terá o seu dossiê publicado no primeiro semestre de 2022 (v. 9, n. 1) e a segunda mais votada, no segundo semestre de 2022 (v. 9, n. 2).

5.2 Em caso de empate, será realizada nova votação apenas com as propostas que receberam o mesmo número de votos. Caso o empate persista, caberá aos editores-chefes selecionar as propostas.

5.3 O resultado da seleção será divulgado até o dia 31 de agosto de 2021, diretamente pelo e-mail dos/as proponentes.

  1. Demais informações

6.1 Fica vetada aos/às coordenadores/as de dossiê a submissão de artigos para publicação no dossiê sob sua organização.

6.2 São funções dos/as coordenadores dos dossiês aprovados: a) realizar ampla divulgação da chamada de artigos entre seus colegas, pares, alunos e contatos no Brasil e no exterior; b) apreciar previamente os artigos submetidos ao dossiê; c) designar pareceristas e avaliar os resultados dos pareceres, em colaboração com o/a editor/a de dossiê; d) acompanhar, por meio do sistema eletrônico da Faces da História, o processo de avaliação e edição dos artigos; e) atender às demandas dos/as editores/as da Revista, especialmente do/a editor/a da seção de dossiê; f) redigir o texto de apresentação do dossiê que, além de introduzir os artigos que integram o dossiê, problematize o tema; g) atender às demandas e solicitações dentro do prazo estipulado pelos/as editores/as; h) ter comprometimento ético na condução de todo o processo de avaliação, edição e publicação do dossiê.

6.3 É vetado aos/às coordenadores/as compartilhar com pessoas estranhas à Revista Faces da História qualquer informação confidencial sobre os artigos em avaliação.

6.4 Casos omissos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Faces da História, que se vale do direito de tomar as medidas necessárias para a resolução da ocorrência.