
Recebido em: 17/06/2018
Aprovado em: 15/12/2018

A imprensa brasileira pela ótica argentina: Vargas 
e Lula nos periódicos liberais

GOLDSTEIN, Ariel. Prensa tradicional y liderazgos 
populares en Brasil. Raleigh, NC: Editorial A Con-
tracorriente, 2017.

FIDELIS, Thiago1

 Originária da tese defendida em 2015, no Programa de Ciências Sociais na 
Universidad de Buenos Aires, a obra Prensa tradicional y liderazgos populares en 
Brasil, de Ariel Goldstein, se propôs a fazer uma dupla comparação, transitando tanto 
pela temporalidade (governo Vargas, nos anos de 1950, e governo Lula, nos anos 2000) 
quanto pelos periódicos pesquisados. O objetivo do livro é comparar como dois jornais 
brasileiros, O Estado de S. Paulo (OESP) e O Globo retrataram dois períodos históricos 
distintos: o último período do governo de Getúlio Vargas (1951/1954) e o primeiro 
mandato de Luís Inácio Lula da Silva (2003/2006).  

Como indicado na introdução da obra, a comparação entre os líderes ocorre 
não necessariamente pelas similaridades entre eles, mas sim pelas condições de seus 
governos, tendo em especial destaque a relação com a imprensa. Tanto OESP quanto 
o Globo foram jornais que, assim como praticamente toda a chamada grande imprensa 
(jornais de maior tiragem no período), fizeram oposição a ambos os presidentes nesses 
períodos. As publicações selecionadas, embora opositoras a ambas as lideranças, 
1 Doutor em Ciências Sociais pela Unesp, campus Araraquara e pela Universidade de Coimbra (Portugal). 
Doutorando em História pela Unesp, campus Assis. E-mail: fidelisrp@gmail.com



A
 im

p
re

ns
a 

b
ra

si
le

ira
 p

el
a 

ót
ic

a 
ar

ge
nt

in
a:

 V
ar

ga
s 

e 
Lu

la
 n

os
 p

er
ió

di
co

s 
lib

er
ai

s

FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.5, nº2, p. 322-328, jul.-dez., 2018.

323

possuíam suas peculiaridades e, mesmo na crítica, mantiveram as diferenças das linhas 
editoriais e das abordagens na construção das notícias.

Contextualizando ambos os períodos (em especial o governo Vargas), Goldstein 
demonstrou vasto domínio da literatura sobre a temática, desenvolvendo um diálogo 
com os principais autores sobre o período e também, utilizando alguns dados obtidos 
em entrevistas com personagens de ambos os jornais (embora tais dados não tenham 
sido decisivos para a análise em si). Além do prólogo (escrito pelo professor de História 
Contemporânea da Universidade de São Paulo, Lincoln Secco) e da introdução, a obra 
foi dividida em 5 capítulos, estruturando os tomos pelos períodos dos governos (com a 
exceção do primeiro, que faz uma análise da relação entre imprensa e política no Brasil), 
diluindo a comparação entre os jornais nasanálises de ambos os governos. 

No primeiro capítulo, após uma análise bastante sucinta sobre a imprensa 
brasileira (com uma ênfase um pouco maior no fim do século XX e início do XXI), o 
autor fez uma breve apresentação sobre os dois principais jornais, enfatizando como 
se posicionaram nos dois períodos, também chamando a atenção para o período da 
ditadura e do processo de redemocratização. Embora a apresentação dos periódicos 
seja bem estruturada, houve uma discussão muito rápida em relação às visões e opiniões 
de seus signatários (no caso do Globo, a trajetória de Roberto Marinho foi um pouco 
mais explorada), o que dificulta um pouco a compreensão da ideologia dos jornais para 
os leitores e leitoras que não acompanham o tema. Em linhas gerais, as perspectivas 
que permeiam as ideologias e a visão de mundo dos periódicos acabaram sendo mais 
explorados nos capítulos subsequentes.

Os quatro capítulos posteriores seguiram uma mesma estruturação: o dois e o 
quatro contextualizaram, respectivamente, os governos Vargas e Lula, sendo que o três 
e o cinco exploraram, diretamente, a visão dos periódicos em relação aos governos. 
Principalmente nesses últimos capítulos, as comparações foram bastante equilibradas, 
chamando a atenção para o fato de que o OESP, tanto nos anos de 1950 quanto no início 
do século XXI, possuía uma visão mais incisiva e radical contra os mandatários do que 
o GLOBO, embora esse também tenha aumentado suas críticas conforme os eventos 
considerados como “crise” se desdobraram.

No segundo capítulo, o autor chamou a atenção para a proximidade entre Vargas 
e a imprensa, uma vez que o político via a importância de manter uma boa relação 
com esse campo, aproximando-se de figuras como Assis Chateaubriand, um dos 
megaempresários da imprensa nos anos de 1930 (p. 81). Outro destaque refere-se à 
relação feita entre os dois períodos governamentais, já que Getúlio governou o país de 
1930 a 1945, sendo os últimos oito anos de maneira extremamente autoritária através 
do Estado Novo e, para entender melhor a forte oposição feita pelos jornais em geral, 
é imprescindível levar em conta tal aspecto, uma vez que boa parte dessas publicações 
foi afetada pela censura no período (p. 84).

Não à toa, nos anos de 1950, OESP referia-se à Vargas não como presidente, 
mas sim como ex-ditador. Embora o GLOBO não tenha sido afetado diretamente pela 
censura nos anos de 1940, também estruturou oposição contra o mandatário, embora 
em uma perspectiva conciliadora (pelo menos, em um primeiro momento). Goldstein 
também chamou a atenção para a criação da publicação Ultima Hora (UH), capitaneada 
pelo jornalista Samuel Wainer, até então empregado de Assis Chateaubriand que, 



FI
D

EL
IS

, T
hi

ag
o

FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.5, nº2, p. 322-328, jul.-dez., 2018.

324

após um furo de reportagem, praticamente “lançou” a campanha de Getúlio em 1950, 
aproximando-se muito do presidente a partir de então e estruturando um diário que 
buscasse defender o governo e o legado varguista frente às principais publicações da 
época (p. 81-83).

As diferenças entre os jornais, no início do governo, ficam evidentes no próprio 
resultado eleitoral e na posse de Vargas: no caso do OESP, o periódico criticou vivamente 
a população que votou no ex-ditador, indicando que a falta de educação e instrução no 
país era o principal fator de compreensão do motivo depor que uma figura autoritária e 
sem preparo ser tão popular, sendo que a publicação paulista pede abertamente para a 
posse de Vargas ser impedida pelo Exército, explicitando uma visão bastante elitista e 
autoritária sobre o processo (p. 90); em compensação, o GLOBO criticou tal postura e, 
mesmo fazendo oposição ao presidente eleito, defendeu o processo eleitoral e o direito 
de tomar a posse, já que tinha sido eleito democraticamente (p. 90).   

O final desse capítulo e início do seguinte foram intercalados por dois aspectos 
importantes: do ponto de vista da movimentação do governo, Goldstein chamou a 
atenção para as dificuldades tanto externas quanto internas durante o governo Vargas. 
Internamente, o presidente buscou proximidade com seus opositores (em especial com 
a UDN, principal partido contrário ao legado varguista, do qual OESP era muito próximo) 
para uma maior governabilidade, indicando enormes dificuldades para medidas de 
conciliação (como a criação de órgãos estatais, como a PETROBRÁS); externamente, a 
consolidação da Guerra Fria com o confronto na Coréia e a não participação do Brasil 
acabou deteriorando as relações com os EUA, que aumentaram a desconfiança em 
relação ao estatismo e nacionalismos de Vargas (p. 94-95).

Além disso, o autor também chamou a atenção para uma personagem de extrema 
importância no período, Carlos Lacerda. Proprietário do jornal Tribuna da Imprensa, 
o jornalista não possuía cargo parlamentar, mas era o principal opositor de Vargas na 
imprensa e o nome de maior influência dentro da UDN, utilizando seu periódico para 
ataques frontais ao presidente e também à UH, que manteve sua postura de defesa do 
governo durante todo seu mandato (p. 94-95).

O terceiro capítulo começou indicando como Lacerda, dono de uma ótima 
oratória, ganhou espaço nas redes da rádio Globo e Tupi (também de posse de Assis 
Chateaubriand, que voltara-se contra Vargas) para verbalizar o que fazia em seu jornal, 
aumentando a virulência contra o governo (p. 102). Entre os vários acontecimentos 
que despertavam a oposição de ambos os jornais, a nomeação de João Goulart como 
ministro do Trabalho, em 1953, aumentou a fervura oposicionista contra Vargas, já que 
Jango (como era popularmente conhecido) era apontado como o herdeiro político do 
presidente, sendo uma espécie de perpetuador do varguismo no futuro, ideia considerada 
imperdoável pelo GLOBO e, principalmente, pelo OESP(p. 103). 

Em relação ao governo Vargas, Goldstein não seguiu a ordem cronológica dos 
acontecimentos, fazendo vários cortes temporais, ainda que quando analisou os jornais 
e suas coberturas, estruturou os fatos conforme eles ocorreram. Entre os tópicos 
analisados, é importante destacar a constante ideia do OESP de que o presidente 
ameaçava, a todo o momento, um novo golpe de Estado nos moldes do Estado Novo 
(seu diretor, Júlio de Mesquita Filho, fora preso e exilado durante o primeiro período do 
governo Vargas) e indicava que qualquer ação do Executivo tinha, como plano de fundo, 



A
 im

p
re

ns
a 

b
ra

si
le

ira
 p

el
a 

ót
ic

a 
ar

ge
nt

in
a:

 V
ar

ga
s 

e 
Lu

la
 n

os
 p

er
ió

di
co

s 
lib

er
ai

s

FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.5, nº2, p. 322-328, jul.-dez., 2018.

325

tal perspectiva (p. 108). O GLOBO também demonstrava certa desconfiança em relação 
às possíveis ações de Vargas, mas em uma escala bem menor (p. 108). 

Principalmente no início do ano de 1954, ambos os jornais aumentaram ataques 
contra o governo, sendo que Goldstein destacou que a maior mudança na abordagem 
dos periódicos ocorreu por conta do GLOBO, que passou a radicalizar mais em seus 
editoriais e notícias contra Vargas, enquanto OESP manteve a postura extremamente 
crítica contra o presidente e seus defensores (p. 126-128). Um outro aspecto importante 
é a movimentação do GLOBO contra a UH, uma vez que, conforme as críticas da 
imprensa, em geral, contra Vargas aumentavam, a defesa do periódico de Samuel Wainer 
também intensificava-se a favor do presidente. Como OESP era de São Paulo, não havia 
textos tão intensos contra o diário de Wainer uma vez que, embora fosse defensor do 
presidente, não era um concorrente. No entanto, essa publicação oferecia perigo real 
para a publicação carioca, uma vez que ambos os jornais eram os de maior circulação 
no Rio de Janeiro (p. 129-130).

Em linhas gerais, Goldstein indicou que, em ambas as publicações, os três 
termos mais utilizados para fazer críticas a Vargas por ambos os jornais teriam sido: 
“comunismo, subversión y república sindicalista” (p. 156). Em relação ao primeiro ponto, 
as medidas nacionalistas do governo Vargas pesavam de maneira negativa, indicando 
que ele próprio era um comunista (questão mais explícita ainda no caso de Jango) ou 
que, se ele não era um, abria espaço para o país para os verdadeiros comunistas com 
suas ações irresponsáveis (p. 168).

O fantasma da subversão estava presente a todo o tempo, segundo ambos 
os jornais (em especial OESP), para instigar a população contra as instituições, seja 
pelo aumento de 100% do salário mínimo no início de 1954, seja pelos discursos de 
proximidade de Jango com as sindicais e movimentos populares (p. 159). 

Por fim, o fantasma da República Sindicalista era construído a partir da 
movimentação de João Goulart com algumas lideranças trabalhistas, bem como das 
semelhanças entre ações varguistas e do presidente da Argentina, Juan Carlos Perón, 
que era um dos expoentes de perspectivas utilizadas no governo e que aterrorizavam 
ambas as publicações, em especial OESP (p. 160).

Além disso, OESP, por vezes, incitou o Exército a agir para impedir as manobras 
de Vargas e Jango, indicando que o primeiro deveria deixar o poder e, caso não quisesse, 
os militares deveriam intervir para que isso acontecesse (p. 182). Embora o GLOBO não 
fosse tão explícito, nos últimos meses do governo a publicação carioca também passou 
a radicalizar seu discurso nesse sentido (p. 183).

Por fim, no início de agosto de 1954, Carlos Lacerda sofreu um atentado em 
frente à sua residência, sendo que um militar que o acompanhava, Rubens Vaz, morreu 
na ação. Embora, a primeiro momento, não ficou claro quem era o mandante, toda a 
culpa recaiu sobre Vargas, e ambos os jornais radicalizaram (ainda mais) o discurso 
contra o presidente: OESP, desde o dia do atentado, acusou frontalmente o mandatário 
de ser o responsável; já o GLOBO foi mais cauteloso, aumentando as críticas apenas 
na medida em que as investigações caminhavam para o envolvimento de membros da 
guarda pessoal de Getúlio no assassinato (p. 191-196).

 Momentos antes do suicídio, ambos os jornais insistiam na renúncia de Vargas 
como o único caminho a ser seguido (p.203-204). Após a morte do mandatário, o GLOBO 



FI
D

EL
IS

, T
hi

ag
o

FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.5, nº2, p. 322-328, jul.-dez., 2018.

326

mudou a abordagem em relação ao presidente, suavizando as críticas e valorizando 
os aspectos positivos que ele tinha (p. 213-214); já o OESP, em compensação, fez uma 
análise bastante objetiva do desaparecimento de Getúlio e manteve a linha ácida ao 
governante, fazendo críticas ao seu legado e dando ampla cobertura ao novo governo, 
formado pelo então vice, Café Filho (p. 217).

No capítulo quatro, há uma breve abordagem sobre o histórico de Lula, indicando 
sua origem de migrante nordestino e sua estruturação política no sindicalismo, bem 
como o crescimento de sua imagem no processo de redemocratização brasileira, nos 
anos 1980 (p. 241). Levando em conta o pleito em 2002, Goldstein chamou a atenção 
para o fato de que, principalmente, com a mudança apresentada no processo eleitoral 
(no qual Lula, diferentemente dos três pleitos anteriores, apresentou uma face mais 
conciliadora e racional, buscando amenizar sua imagem anterior, que seria mais 
“radical”), ambas as publicações mantiveram as fortes críticas que estruturavam ao 
Partido dos Trabalhadores (PT), desde sua fundação, nos anos de 1980, mas relativizaram 
as críticas a Lula e passaram a elogiar, sobretudo, seu caráter conciliador, colocando-o 
como alguém capaz de trazer os segmentos sociais que seu partido representava para 
o poder sem promover uma ruptura na ordem social (p. 246-252).

A nomeação de Antonio Palocci como ministro da Fazenda também foi bastante 
elogiada, uma vez que o político demonstrava interesse em realizar uma política de 
austeridade econômica, sem gastos excessivos (sobretudo, com as questões sociais) e 
procurando manter as contas em dia (p. 249-250).      
Dentre os assuntos de grande vulto debatidos durante o primeiro mandato de Lula no 
capítulo 5, Goldstein chamou a atenção para os seguintes: a votação da Reforma da 
Previdência, o caso do Mensalão e o processo eleitoral de 2006. Em relação ao primeiro 
ponto, a ação de Lula foi bastante elogiada por ambos os jornais, uma vez que a reforma 
possuía uma perspectiva bastante próxima às políticas econômicas ortodoxas dos anos 
de 1990, acabando com “regalias” (como indicaram ambas as publicações) tais como a 
aposentadoria de servidores públicos com valores integrais, o pagamento de impostos 
de aposentados, o estabelecimento de tetos de salários para os servidores federais, 
entre outras (p. 264).   

Ao capitanear essas mudanças e levá-las ao Congresso, tanto OESP quanto 
GLOBO elogiaram imensamente Lula, indicando que, de fato, a imagem de um líder 
radical ficou para trás no processo eleitoral e que, no início do governo, demonstrava sua 
face conciliatória e bastante positiva para o país (p. 264-266). No entanto, mantiveram 
a postura crítica ao PT, sobretudo por um grupo do partido não ter concordado com 
a reforma, sendo que esses membros (nomes como a senadora Heloísa Helena e os 
deputados João Fontes, Babá e Luciana Genro) foram expulsos da agremiação. Logo, a 
dissociação entre Lula e PT continuou marcando as páginas de ambas as publicações 
(p. 266-267).

No entanto, essa perspectiva encerrou-se em 2005, com a denúncia feita 
pelo presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson, sobre um 
esquema de corrupção liderado por membros do Executivo para a compra de votos 
de componentes do Legislativo. Goldstein não fez uma discussão ampla de como 
as publicações retrataram o chamado Mensalão em si, mas sim na forma como as 
publicações retrataram Lula durante e após o processo. Ambos os jornais (em especial 
OESP) romperam com a ideia estruturada, no processo eleitoral e início do governo, de 



A
 im

p
re

ns
a 

b
ra

si
le

ira
 p

el
a 

ót
ic

a 
ar

ge
nt

in
a:

 V
ar

ga
s 

e 
Lu

la
 n

os
 p

er
ió

di
co

s 
lib

er
ai

s

FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.5, nº2, p. 322-328, jul.-dez., 2018.

327

Lula como um líder conciliatório e acima das divergências e dos possíveis “dogmas” de 
seu partido, passando a aproximá-lo com as qualidades negativas do PT e, conforme o 
processo eleitoral aproximou-se, as publicações representaram-no como uma liderança 
ainda pior do que vinham pintando-o (p. 272-274). Chamando-o de populista e de chavista 
(explorando intensamente a associação com Hugo Chávez, presidente da Venezuela 
e um dos principais expoentes da esquerda latino-americana), OESP e GLOBO, cada 
um ao seu modo, passaram a estruturar uma visão bastante negativa do presidente: a 
publicação paulista, desde as primeiras denúncias do Mensalão, passou a caracterizar 
Lula de maneira extremamente negativa, enquanto que GLOBO tratou o processo com 
mais cautela em um primeiro momento para, em fins de 2005 e início de 2006, passar a 
também atacar constantemente o mandatário nacional (p. 275-279).

Várias comparações foram relembradas, por Goldstein, entre as temporalidades 
distintas. No processo eleitoral de 2006, OESP retomou o discurso crítico da qualidade do 
voto no Brasil, indicando que a falta de instrução e de qualidade nas opções do eleitorado 
brasileiro era um problema bastante sério para o país, uma vez que essa falta de um 
olhar mais sofisticado para o processo eleitoral poderia ser uma arma para a reeleição 
de Lula (p. 290). Já GLOBO também seguiu perspectiva parecida com o período Vargas, 
realizando, em um primeiro momento, uma análise mais moderada, buscando os dois 
lados da notícia e dando espaços parecidos para ambos. No entanto, a proximidade do 
processo eleitoral fez com que o jornal carioca aumentasse suas críticas ao presidente, 
equiparando seus textos ao do OESP (p. 300). Além disso, também utilizou de forma 
vasta o elemento das caricaturas, com ênfase para as publicações de Chico Caruso.

Ainda em relação ao processo eleitoral, com a liderança de Lula nas pesquisas, os 
ataques dos jornais ficaram mais frontais, sobretudo, após a divulgação de um dossiê, 
que teria sido organizado por membros do PT, em São Paulo, contra o candidato ao 
governo do Estado, José Serra. Após tal movimentação, a associação entre Lula, PT e 
corrupção ficou ainda mais forte em ambas as publicações, além da maior valorização 
de seu principal oponente, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (p. 299-300). 

Nos tópicos finais do último capítulo, Goldstein retomou as três temáticas 
exploradas e passou a aprofundar alguns pontos. No caso da Reforma da Previdência (p. 
306-307), em um primeiro momento, ambas as publicações elogiaram o “pulso firme” 
do PT nas expulsões dos parlamentares, ainda que mantivessem os ataques ao partido.

No tocante ao caso do Mensalão e ao processo eleitoral, a abordagem contra 
Lula e o PT foi muito intensa do ponto de vista negativo. No caso do OESP, como 
salientado por Goldstein, a linha acusatória foi mantida desde o começo: sempre com 
textos superlativos e fatalistas (assim como no período Vargas), em alguns textos os 
editoriais do jornal paulista indicavam o governo Lula como o mais corrupto da história 
do país (p. 319).

Já em relação ao GLOBO, as mudanças já indicadas foram bastante visíveis, além 
de chamar a atenção de um outro ponto: a diversidade de opiniões entre os colunistas. 
Embora a maioria desses colunistas seguisse a linha do jornal carioca (Goldstein citou, 
algumas vezes durante o livro, as colunas do jornalista Merval Pereira como exemplo 
para demonstrar esse aspecto), havia nomes que também apontavam pontos distintos 
da linha editorial (nesse ponto, o autor citou as colunas de Luís Fernando Veríssimo 
como exemplo), relativizando e muitas vezes discordando da opinião majoritária da 



FI
D

EL
IS

, T
hi

ag
o

FACES DA HISTÓRIA, Assis-SP, v.5, nº2, p. 322-328, jul.-dez., 2018.

328

publicação.

Por fim, destacamos dois pontos abordados pelo autor para reforçar alguns 
princípios não estruturados no restante do texto: a relação entre o PT e o Movimento 
dos Sem Terra (MST), e a questão do programa Bolsa Família. Em relação ao primeiro, 
houve uma objeção mais forte por conta do OESP, associando o MST ao terrorismo 
(p. 329), sendo que GLOBO tratou de maneira um pouco mais amena, embora também 
aumentasse as críticas conforme o caso do Mensalão foi se desenrolando (p. 332). Já 
em relação ao Bolsa Família, ambos os jornais estruturaram a ideia de que o governo 
utilizou essa política pública como forma de compra de votos para a manutenção não 
somente de Lula, mas do projeto de poder do próprio PT (p. 355). 

Concluindo, a obra do argentino Ariel Goldstein, ao fazer a comparação entre 
temporalidades distintas e com dois jornais bastante próximos do ponto de vista 
ideológico, indicou as características em comum que podem ser avaliadas a partir 
dessa trajetória. Fazendo uma reflexão mais ampla, é possível identificar aspectos 
distintos: no tocante às temporalidades distintas, embora com aspectos divergentes, o 
autor assinalou que ambas as publicações viam governos de caráter popular como um 
problema, uma vez que essas perspectivas costumam “quebrar” a tradição de mandatos 
com caráter eminentemente elitistas (p. 376).

Embora, nos dois governos, GLOBO tenha tido uma postura mais benevolente com 
ambos os políticos, em um primeiro momento, OESP possuía uma ideia extremamente 
crítica, sobretudo com Vargas. Nos dois governos existiram acusações de corrupção 
e ações consideradas nacionalistas e até comunistas, mas com desfechos distintos: 
enquanto o desenrolar do governo Vargas terminou de maneira trágica e com a morte 
do presidente, no caso do primeiro mandato de Lula a movimentação, mesmo que 
truncada, levou à reeleição do mandatário.

Além disso, é importante pontuar o papel da imprensa nesse processo: enquanto 
no governo Lula não houve intenso conflito entre as publicações e nenhum escândalo 
envolvendo membros da mídia em si (sendo a maioria voltada contra o presidente e 
com poucas opções com grande tiragem), durante o mandato de Vargas a tensão na 
imprensa foi grande, sendo que o principal opositor ao mandatário foi Carlos Lacerda, 
protagonista do ato final do mandato do político gaúcho, além das questões envolvendo 
a UH (na qual o GLOBO esteve mais envolvido).

Por fim, a obra Prensa tradicional y liderazgos populares en Brasil é de extrema 
importância para pensar não somente sobre as perspectivas históricas, mas também 
sobre o papel da imprensa na política, bem como as problemáticas de ações de cunho 
populares, sendo implantadas em uma sociedade profundamente marcada pela 
desigualdade social e pela criação de mecanismos para que essas sejam mantidas.


	_GoBack

