“Il modello e il disegno sono italiani”

Os pintores brasileiros e a cultura artística europeia na Amazônia Imperial (1840-1880)

Autores

  • Silvio Ferreira Rodrigues Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Arte Italiana, Amazônia Imperial, Cultura artística

Resumo

Durante a segunda metade do século XIX, no contexto político do Segundo Reinado no Brasil, a Amazônia, particularmente a província do Pará, foi palco de um intenso intercâmbio econômico e cultural com os países da Europa Ocidental. Na época, as relações entre o extremo norte do país e o Velho Mundo se intensificaram, com destaque para o cenário artístico italiano. De lá chagavam objetos de arte, artistas e inovadores movimentos estéticos de alcance global. Enquanto isso, a província do Pará enviava para as academias italianas jovens aspirantes a artista, que deveriam aprender com a cultura figurativa produzia ali e, depois, propagá-la na Amazônia. É sobre esse vínculo entre o ambiente artístico paraense e a Itália que tratarei neste breve artigo. Foi exatamente nesse momento que esses laços culturais se estreitaram, produzindo um longo, frutífero e privilegiado diálogos no campo das artes.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

RODRIGUES, Silvio Ferreira. “Il modello e il disegno sono italiani”: Os pintores brasileiros e a cultura artística europeia na Amazônia Imperial (1840-1880). Faces da História, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 85–102, 2018. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1133. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos para Dossiê