Cooperativismo em Itaú/RN

a contribuição da Coapil para o desenvolvimento a partir da percepção dos Associados e Cooperativados

Autores

  • Boanegeres de Freitas Barreto Filho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Aysla Gabriela Lopes da Silva Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Cooperativismo, Emprego e renda, Relações de trabalho, Desenvolvimento

Resumo

O cooperativismo pode desempenhar papel relevante para a superação de dificuldades socioeconômicas vivenciadas por amplo contingente populacional em diferentes espaços geográficos, consubstancia-se como uma alternativa para promover a inserção econômica de grupos socialmente vulneráveis e para ocupação de nichos mercadológicos. Evidências históricas indicam que o município de Itaú/RN já contou com, provavelmente, a cooperativa mais importante do Alto Oeste Potiguar. Esta pesquisa tem como objetivo “Identificar as contribuições da COAPIL (Cooperativa Agropecuária de Itaú Ltda.) para o Desenvolvimento de Itaú/RN, a partir da percepção dos agentes diretamente envolvidos”. Para tanto o trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica e através de levantamento no que restou do acervo documental da Cooperativa, além de pesquisa de campo e realização de entrevistas com 17 integrantes da Cooperativa (sócios e trabalhadores mais antigos e que ainda residem no município de Itaú/RN).

Biografia do Autor

Aysla Gabriela Lopes da Silva, Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Pau dos Ferros/RN, Brasil. 

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

BARRETO FILHO, Boanegeres de Freitas; SILVA, Aysla Gabriela Lopes da. Cooperativismo em Itaú/RN: a contribuição da Coapil para o desenvolvimento a partir da percepção dos Associados e Cooperativados. Faces da História, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 478–495, 2019. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/1427. Acesso em: 22 abr. 2024.