Novas características curatoriais em festivais de cinema brasileiros contemporâneos no século XXI

Autores

  • Adriano Ramalho Garrett Universidade Anhembi Morumbi
  • Sheila Schvarzman

Palavras-chave:

Curadoria em cinema; Cinema Brasileiro Contemporâneo; Festivais audiovisuais; Cinema Independente Brasileiro; Estudos de festivais de cinema

Resumo

Este artigo se propõe a historicizar e conceituar as transformações do trabalho de seleção e programação de filmes em festivais de cinema brasileiros no século XXI, quando o termo “curadoria” se tornou mais usual no campo cinematográfico nacional. Partindo de uma proposta de divisão entre conceitos de curadoria lato sensu (a existência, inerente a qualquer festival de cinema, de algum tipo de seleção e programação) e stricto sensu (com características como o estabelecimento de um recorte conceitual, a publicização do trabalho curatorial, o pensamento de conjunto, o entendimento histórico, a especialização e a continuidade), destacamos eventos que entendemos se encaixar nesse último grupo, como o forumdoc.bh, a Mostra do Filme Livre, o Cine Esquema Novo, a Semana dos Realizadores, o CachoeiraDoc e a Mostra de Cinema de Tiradentes, situando-os dentro de um contexto mais amplo de mudanças no audiovisual brasileiro.

Referências

ARTHUSO, Raul. O ilustre estranho: sobre a “tiradentização” do cinema brasileiro. Revista Cinética, São Paulo, 2015. Disponível em <http://revistacinetica.com.br/home/o-ilustre-estranho-sobre-atiradentizacao-do-cinema-brasileiro/>. Acesso em: 12 abr. 2022.

ÁVILA, Alisson. Objetos Audiovisuais Não Identificados. In: MENOTTI, Gabriel (org.). Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: Edufes, 2018. p. 160-164.

BOSMA, Peter. Film Programming: Curating for Cinemas, Festivals, Archives. Nova York: Wallflower Press, 2015.

BORDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2007.

CESAR, Amaranta. “Os festivais ainda olham pouco para a produção dos novos sujeitos históricos”. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2017a. Disponível em: <http://cinefestivais.com.br/os-festivais-ainda-olham-pouco-para-a-producao-dos-novos-sujeitos-historicos/>. Acesso em: 17 fev. 2022.

CESAR, Amaranta. VIII CachoeiraDoc relembra passado para pensar cinema engajado no Brasil atual. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2017b. Disponível em: <http://cinefestivais.com.br/amaranta-cesar-fala-sobre-o-viii-cachoeiradoc/>. Acesso em: 17 fev. 2022.

CORRÊA, Paulo Vitor Luz. Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais

Brasileiros e Sessão Lei Aldir Blanc - edição 2021. São Paulo, 2022. Disponível em:

<https://linktr.ee/estudosfestivais>. Acesso em: 17 fev. 2022.

D’ANGELO, Raquel Hallak (org.). Catálogo da 10ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Belo Horizonte: Universo Produção, 2007.

D’ANGELO, Raquel Hallak (org.). Catálogo da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Belo Horizonte: Universo Produção, 2009.

DE VALCK, Marijke. Finding audiences for films: festival programming in historical perspective. In: RUOFF, J. (org.) Coming Soon to a Festival Near You: Programming Film Festivals. St. Andrews, Escócia: St Andrews Film Books, 2012.

DE VALCK, Marijke. Fostering Art, Adding Value, Cultivating Taste: Film Festivals as Sites of Cultural Legitimization. In: DE VALCK, Marijke; KREDELL, Brendan; LOIST, Skadi (orgs.). Film Festivals: history, theory, method, practice. Londres: Routledge, 2016. p. 100-116.

FOSTER, Lila; GUIMARÃES, Victor. “Se não há uma certa estabilidade, é até difícil falar de curadoria”. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://cinefestivais.com.br/lila-foster-e-victor-guimaraes-falam-sobre-a-curadoria-da-22a-mostra-de-tiradentes/>. Acesso em: 16 mai. 2022.

GARRETT, Adriano Ramalho. A curadoria em cinema no Brasil contemporâneo: Festivais de Cinema e o caso da Mostra Aurora (2008-2012). Dissertação. (Mestrado em Comunicação). São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, 2020. Disponível em: <https://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/2021/09/Dissertacao-ADRIANO-RAMALHO-GARRETT.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2022.

IKEDA, Marcelo. Novos desafios na curadoria e programação no cinema brasileiro do século XXI. In: MENOTTI, Gabriel (org.). Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: Edufes, 2018. p. 107-116.

LEAL, Antônio; MATTOS, Tetê (Org.). Painel setorial dos festivais audiovisuais: indicadores 2007-2008-2009. 2011. Disponível em:

<https://docs.wixstatic.com/ugd/ad023a_361a33219ac0492ab69fa0034bd38071.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2022.

MATTOS, Tetê. Festivais pra quê? Um estudo crítico sobre festivais audiovisuais

brasileiros. In: BAMBA, Mahomed. A recepção cinematográfica: teoria e estudos de

caso. Salvador: EDUFBA, 2013. p. 117-131.

MATTOS, Tetê; MELO, Izabel de Fátima Cruz; MUYLAERT, Juliana. Olhares e perspectivas sobre os festivais audiovisuais. In: Revista Rebeca, ano 10, n. 2, 2021.

ORICCHIO, Luiz Zanin. Algumas palavras finais sobre o Festival de Brasília de 2014. O

Estado de S. Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em:

<https://cultura.estadao.com.br/blogs/luiz-zanin/algumas-palavras-finais-sobre-o-festival-de-brasilia-de-2014/>. Acesso em: 12 abr. 2022.

RASTEGAR, Roya. Seeing differently: the curatorial potential of film festival programming. In: DE VALCK, Marijke; KREDELL, Brendan; LOIST, Skadi (orgs.). Film Festivals: history, theory, method, practice. Londres: Routledge, 2016. p. 181-195.

VALENTE, Eduardo. Eduardo Valente assume curadoria e traz novas ideias ao Festival de Brasília. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 24 jun. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2HtNhVO. Acesso em: 17 fev. 2022.

VIVÊNCIA em curadoria da perspectiva das mulheres. Cachoeira: CachoeiraDoc, [2016]. Disponível em: https://bit.ly/3i33UUS Acesso em: 17 fev. 2022.

WEBB, Jen; SCHIRATO, Tony; DANAHER, Geoff. Understanding Bourdieu. Los Angeles: Sage, 2002.

WHITAKER, Guilherme et al. “É importante reconhecer as distintas afetividades que mobilizam as obras”. [Entrevista concedida a] Adriano Garrett. Cine Festivais, São Paulo, 2018. Disponível em: <http://cinefestivais.com.br/equipe-de-curadoria-fala-sobre-mostra-do-filme-livre/>. Acesso em: 17 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

RAMALHO GARRETT, Adriano; SCHVARZMAN, Sheila. Novas características curatoriais em festivais de cinema brasileiros contemporâneos no século XXI. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 220–244, 2022. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2309. Acesso em: 3 jul. 2024.