O Centro Sperimetale di Cinematografia e a revista Bianco e Nero

arquivamento, historiografia e usos do passado na Itália fascista

Autores

  • Francisco Santiago Jr UFRN

Palavras-chave:

Centro Sperimentale di Cinematografia;, História e historiografia do cinema, Cinema italiano, Revistas de cinema, Bianco e nero

Resumo

O artigo trata do papel da revista de cinema "Bianco e Nero" no processo de definição de uma historiografia do cinema, um acervo (cinemateca) e outros usos do passado como parte integrada às práticas educacionais do Centro Sperimentale di Cinematografia (CSC), entre 1937 e 1943. A revista "Bianco e nero" foi importante publicação do campo cinematográfico italiano nos anos 1930, sendo revista acadêmica da escola de cinema do CSC, fundado em 1935. A publicação foi abordada como um dispositivo em paratexto que fornecia novas dimensões à cultura fílmica italiana do período fascista.

Referências

ALFIERE, Dino. Compiti e funzioni del Centro Sperimentale di Cinematografia. Bianco e Nero, Roma, ano I, n. 3, pp. 4-7, 31 mar de 1937.

ALLEN, Robert; GOMERY, Douglas. Teoría y práctica de la historia del cine. Paidós: Madrid, 1995.

ARISTARCO, Guido. História das teorias do cinema. Lisboa: Arcadia, 1963.

BALDI, Alfredo. La scuola italiana del cinema: Il Centro Sperimentale di Cinematografia dalla storia alla cronaca (1930-2017). Soveria Mannelli: Rubbettino, 2018. 350 posições.

BARBARO, Umberto. Atlante illustrato. Bianco e Nero, Roma, ano V, n. 1, pp. 105-142, 31 de jan 1941.

BEN-GHIAT, Ruth. Fascist Modernities: Italy (1922-1945). Berkley: University of California Press, 2004.

BLASETTI, Alessandro et. Alii. Ettore Fieramosca. Roteiro. Bianco e Nero, Roma, ano III, v. 4, p. 9-105, abr 1939.

BLASETTI, Alessandro. L’industria cinematografica è necessaria alla Nazione. Cinematografo, Roma, ano III, n 19, pp. 3, 29 set. 1929.

BLASETTI, Alessandro. Prima di tutto: contingentamento. Cinematografo, Roma, ano I, n. I, p. 3, 6 mar 1927.

BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Editora Unicamp, 2013.

BRUNETTA, G. P. Cent’anni di cinema italiano: 2. Dal 1945 ai giorni nostri. Roma-Bari: Editori Laterza, 2004.

BRUNETTA, G. P. Storia del cinema italiano: il cinema del regime 1929-1945. Roma: Editori Ruiniti, 2001.

CHIARINI, Luigi. La didattica del cinema. Bianco e Nero, ano 1, n. 3, pp. 8-34, 31 mar 1937.

CHIARINI, Luigi. Il film è un’arte, il cinema è un’indústria. Bianco e Nero, Roma, ano II, n. 7, pp 3-8, 31 jul 1938.

CHIARINI, Luigi. Prefazione. In: PASINETTI, Francesco. Storia del cinema: dalle origini ad oggi. Roma: Edizioni Bianco e Nero, 1939.

CINE-CITTÀ. Bianco e Nero, Roma, ano I, n. 3, março de 1937, p. 5.

COLLABORATORI. Cinematografo, Roma, ano I, n. I, pp. 4, 6 marzo 1927.

DE BERTI, Raffaele. Dallo schermo alla carta: romanzi, fotoromanzi, rotocalchi cinematografici: il film e i suoi paratesti. Milano: Vita e Pensiero, 2000.

DE BERTI, Raffaele. Il nuovo periodico: rotocalchi tra fotogiornalismo, cronaca e costume. In: DE BERTI, Raffaele; PIAZZONI, I. (orgs.). Forme e modelli del rotocalco italiano: tra fascimo e guerra. Milano: Monduzzi, 2009. 3-64.

FABRIS, Mariarosaria. Neorrealismo italiano. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 191-220.

FEYDER, Jacques; ZIMMER, Bernard. La Kermesse Eroica. Roteiro. Bianco e Nero, Roma, ano I, v. 2, p. 3-74, 28 fev 1937.

I NUOVI orientamenti della cinematografia in Russia. Cinematografo, Roma, ano III, n 19, p. 11, 29 set 1929.

ITÁLIA. Lei n° 1089, de 1 junho de 1939. Disponível em: http://www.edizionieuropee.it/law/html/1/zn14_04_006.html. Acesso em: mai. 2022.

ITÁLIA. Decreto legislativo n° 490, de 29 outubro de 1999. Disponível em: https://www.parlamento.it/parlam/leggi/deleghe/99490dl.htm. Acesso em: mai. 2022.

KITTLER, Friedrich. Mídias ópticas. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

MITAYNE, Helene. “Mettere a fuoco il cinema”: il ruolo della fotografianei rotocalchi cinematografici italiani 1927-1954. Tese de Doutorado. Venezia: Università Ca’Foscari di Venezia, 2016.

PARIGI, Stephania. Neorealismo: il nuovo cinema del dopo guerra. Venezia: Marsilio, 2014.

PASINETTI, Francesco. Contributi alla storia del cinema: sviluppi del cinema francese. Gazzetta di Venezia, Veneza, 13 jun 1933a.

PASINETTI, Francesco. Il cinema in Italia. Il Ventuno, Veneza, 1933b.

PASINETTI, Francesco. Storia del cinema: dalle origini ad oggi. Roma: Edizioni Bianco e Nero, 1939.

PETRIE, Duncan. A new art for a new society? The emergence and development of film schools in Europe. In: HAGENER, Malte (org.). The emergence of film culture: knowledge production, institution building, and the fate of the Avant-Garde in Europe. Nova York: Berghan Books, 2014, p. 268-282.

PITASSIO, Francesco; VENTURINI, Simone. Building the institution: Luigi Chiarini and Italian film culture in the 1930s. In: HAGENER, Malte (org.). The emergence of film culture: knowledge production, institution building, and the fate of the Avant-Garde in Europe. Nova York: Berghan Books, 2014, p. 249-267.

RIEGL, Alois. O Culto Moderno dos Monumentos: a sua essência e a sua origem. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ROSA, Cristina Souza da. Para além das fronteiras nacionais: um estudo entre os institutos de cinema educativo do Estado Novo e do fascismo (1925-1945). Tese de Doutorado (história). Niterói, RJ: UFF, 2008.

SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das C. F. Dos lugares de memória ao patrimônio: emergência e a transformação da ‘problemática dos lugares’. Projeto História, São Paulo, n. 52, p. 245-279, jan.- abr. 2015.

SCARPELLI, Nicola. Pier Maria – Francesco Pasinetti: lettere scelte (1940-1942). Tese de doutorado (Ciências linguísticas, filológicas e literárias). Padua: Università degli Studi di Padova, 2018.

SERANDREI, Mario. Funzione antieuropea della cinematografia italiana. Cinematografo, Roma, n. 18, ago 1929.

SPOTTYSWOODE, Raymond. Una grammatica del film. Bianco e Nero, Roma, ano II, n. 6, 30 jun 1938.

TAMASO, I. Por uma distinção dos patrimônios em relação à história, à memória e à identidade. In: PAULA, Z.C.de (Org.). Polifonia do Patrimônio. Londrina: EDUEL, 2012.pp. 21-46.

VITA del Centro Sperimentale di Cinematografia. Roma, Fev. 1940.

Downloads

Publicado

2022-06-26

Como Citar

SANTIAGO JR, Francisco. O Centro Sperimetale di Cinematografia e a revista Bianco e Nero: arquivamento, historiografia e usos do passado na Itália fascista. Faces da História, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 32–57, 2022. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2312. Acesso em: 19 abr. 2024.