Entre visualidade e contravisualidade:

a reivindicação do direito a olhar através dos desenhos, Las perreras e La parrilla, de Miguel Lawner

Autores

  • Hellen Morizza de Amorim Carvalho Januario Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Direito a olhar; Visualidades; Contravisualidades; Ditadura chilena.

Resumo

Esta pesquisa propõe analisar a partir dos desenhos, Las perreras e La parrilla, feitos pelo arquiteto chileno Miguel Lawner, a reivindicação sobre o direito a olhar (N. Mirzoeff). A ação testemunhal desses desenhos está aqui reconhecida, uma vez que neles se observam as denúncias das sevícias (des)humanas cometidas durante a ditadura chilena instaurada por Augusto Pinochet, nos anos de 1973 a 1990. Assim, influenciado pelas linhas de pensamento e base teórica-metodológica dos estudos visuais, especialmente pelo professor e pesquisador da cultura visual Nichollas Mirzoeff, este texto procura compreender de que maneira podemos examinar uma dupla atuação de visualidades e contravisualidades nas obras elegidas para nossa reflexão.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Autêntica, 2015.

COLONIA. Direção: Florian Gallenberger. Produção: Benjamin Herrmann. Roteiro: Torsten Wenzel e Florian Gallenberger. Distribuição: Majestic Filmverleih (Alemanha), Rezo Films (França) e NOS Lusomundo Audiovisuais (Portugal). Original da plataforma de streaming Netflix (online) e DVD, 110 min, 2015.

DE LA MEMORIA, Museo. Dibujos en prisión. Colección del Museo de la Memoria y los Derechos Humanos. 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S.l.], 2012, 206-219.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Editora Vozes, 2014.

LAWNER, Steiman Miguel. Las perreras. Desenho em tinta chinesa. Copenhagen, maio de 1976. Las perreras também são chamadas de “Las Casas Corvi”. Item 000052. Colección 000005 - Exposición La vida a pesar de todo. In: Archivo Museo de la Memoria. Disponível em: http://www.archivomuseodelamemoria.cl/index.php/163666;isad. Acesso em: 03 de março de 2022.

LAWNER, Steiman Miguel. La parrilla. Desenho em tinta chinesa. Copenhagen, janeiro de 1976. Item 000053. Colección 000005 - Exposición La vida a pesar de todo. In: Archivo Museo de la Memoria. Disponível em: http://www.archivomuseodelamemoria.cl/index.php/163680;isad. Acesso em: 03 de março de 2022.

MARINI, Ruy Mauro; CASTELO, Rodrigo. O Estado de Contra-Insurgência. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, [S.l.], v. 12, n. 3, p. 1-15, 2018.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD-Educação Temática Digital, [S.l.], v. 18, n. 4, p. 745-768, 2016.

NOSTALGIA de la luz. Roteiro e Direção: Patricio Guzman. Produção: Antonio Ballestrazzi, Jutta Krug, Meike Martens, Fernando Osorio, Verónica Rosselot, Renate Sachse e Cristóbal Vicente. Coprodução: Atacama Productions (França), Blinker Filmproducktion e WDR (Alemanha) e Televisão Espanhola - TVE (Espanha). Icarus Films, DVD, 90 min, 2010.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

DE AMORIM CARVALHO JANUARIO, Hellen Morizza. Entre visualidade e contravisualidade: : a reivindicação do direito a olhar através dos desenhos, Las perreras e La parrilla, de Miguel Lawner. Faces da História, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 324–339, 2023. Disponível em: https://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/article/view/2472. Acesso em: 18 maio. 2024.