• História Ambiental do Brasil Republicano: políticas ambientais, historiografias e mundo natural
    v. 8 n. 1 (2021)

    A Faces da História tem o imenso prazer de tornar público mais um número, o primeiro de 2021. Aqui se apresentam dez artigos reunidos no Dossiê História Ambiental do Brasil Republicano, sete textos na seção de Artigos Livres, um texto na seção Notas de Pesquisa, uma Resenha e uma Homenagem. Os trabalhos que integram este número reafirmam a orientação editorial da revista na divulgação de ampla variedade de temas. Ao longo de oito anos de atividades, vemos que essa preocupação interdisciplinar permanece e se fortalece a cada exemplar publicado, em que podemos encontrar diálogos oriundos não apenas da História, mas do campo das Ciências Humanas. Os textos apresentados ao público demonstram a vitalidade da nossa historiografia em âmbito nacional, pois divulgam o conhecimento histórico especializado, o que muito contribui para a sociedade. Outro ponto de destaque consiste no fato de recebermos para avaliação trabalhos em diversos estágios de desenvolvimento na Pós-graduação e Graduação, fato que contribui para a construção de um espaço diversificado de experiências acadêmicas.

  • História Cultural do Humor
    v. 7 n. 2 (2020)

    A Faces da História chega ao final de 2020 apresentando a toda a comunidade acadêmica o seu mais recente número. Aqui se apresentam dez artigos reunidos no Dossiê História Cultural do Humor; sete textos na seção de Artigos Livres, duas Resenhas e uma Entrevista. Somados a estes trabalhos, há dois artigos que marcam a inauguração da seção Notas de Pesquisa, espaço dedicado exclusivamente a alunos e alunas de graduação que desejam participar do debate científico e com ele aprender. A publicação destes trabalhos, com recortes, temas e abordagens bastante diversos possui uma gama diferenciada de autores e autoras nos mais diversos estágios de formação, bem como de profissionais com carreiras já iniciadas, há mais ou menos tempo, no ensino superior. Um número que expressa de forma bastante sensível o perfil da Revista Faces da História: um periódico comprometido com a divulgação de pesquisas acadêmicas em História e em Humanidades, que se pretende e se faz um espaço de diálogo aberto às diferenças.

  • Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências
    v. 7 n. 1 (2020)

    A Faces da História apresenta a toda a comunidade acadêmica o seu primeiro número deste ano. Desde 2013, ano de fundação deste periódico, discentes do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP de Assis assumiram, voluntariamente, uma dupla missão: oferecer, de forma aberta e gratuita, conhecimento de qualidade nas áreas de História e Humanidades e, ao mesmo tempo, aprender a editar uma revista científica. Os textos aqui reunidos se dividem em três seções: o Dossiê Povos indígenas nas Américas: presenças, ocultamentos e resistências, que contém quinze artigos e foi coordenado pela Dra. Fernanda Sposito (UNIFESP/Brown University); a sessão de Artigos Livres, que traz cinco artigos de temáticas diversas; por fim, a nossa tradicional seção de Resenhas que, desta vez, conta com seis textos. Para dar continuidade à missão que norteia suas práticas desde 2013, a Faces da História reitera o seu comprometimento com a pesquisa histórica pública, gratuita e de qualidade. E prova disso é o número que aqui se apresenta.

  • Os estudos de Ásia e do Oriente no Brasil: objetos, problemáticas e desafios
    v. 6 n. 2 (2019)

    A Faces da História apresenta às leitoras e aos leitores a coletânea de textos do segundo número de 2019, a maior publicação da história da revista, que desde a sua fundação é coordenada pelo trabalho voluntário dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em História da UNESP de Assis. Entre os trinta e três textos publicados, quinze artigos e duas entrevistas compõem o dossiê, doze textos integram a seção de artigos livres e quatro resenhas encerram este número. Essa soma corresponde à multiplicidade de temas abordados pela historiografia brasileira, revelando a vitalidade das autoras e dos autores de investigar aspectos históricos e socioculturais de diversos rincões do globo terrestre.

  • História oral e memória na construção das narrativas sobre as representações político-culturais do Brasil atual
    v. 6 n. 1 (2019)
    As leitoras e os leitores deste número encontrarão as vozes, as nuances e as faces da história nacional e internacional, bem como uma historiografia que dialoga com as ciências humanas e sociais, escrita por pesquisadores e professores do ensino superior brasileiro. Os vinte e quatro textos publicados comprovam a diversidade de temas e de linhas de pesquisa na área da história. Desse conjunto, treze artigos fazem parte da seção dossiê, oito da seção livres e três resenhas, soma que compõe o primeiro número do sexto ano da Faces da História, revista concebida e coordenada pelo trabalho voluntário de discentes do programa de pós-graduação em História da Unesp de Assis.