A JORNADA DO HERÓI NA LITERATURA JUVENIL PORTUGUESA E BRASILEIRA

UMA LEITURA DE NÃO TE AFASTES, DE DAVID MACHADO, E QUERIDA, DE LYGIA BOJUNGA

Autores

  • Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira Unesp - FCL Assis
  • Ana Margarida Ramos Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1376

Palavras-chave:

A jornada do herói; Formação do Leitor; Estética da Recepção e do Efeito; Romance de formação; Literatura comparada

Resumo

Objetiva-se neste artigo refletir sobre os contributos da literatura juvenil na formação do jovem leitor. Para tanto, toma-se como objeto de análise, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1996 e 1999), dois romances juvenis aventurescos, Não te afastes, do escritor português David Machado (2018), e Querida, da escritora brasileira Lygia Bojunga (2009), cujas narrativas exploram, por meio da jornada do herói, a descoberta identitária. A análise comparada das duas obras permite identificar elementos comuns da produção juvenil contemporânea em Portugal e no Brasil, colmatando uma lacuna relevante nos estudos atuais.

Biografia do Autor

Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Unesp - FCL Assis

Graduada, mestrada e doutorada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Câmpus de Assis, Estado de São Paulo, com linha de pesquisa em Literatura e Vida Social, na área de Literaturas de Língua Portuguesa. Possui experiência nas áreas de Literatura, Leitura e Ensino, com ênfase em Formação do Leitor. Temas de pesquisa mais recorrentes: leitura, literatura infantil e juvenil, e formação de leitores. Professora assistente doutora na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras – FCL da UNESP, Câmpus de Assis-SP. Membro dos Grupos de Pesquisa Leitura e Literatura na Escola (UNESP - Assis - SP) e Discursos sobre Trabalho, Tecnologia e Identidades (UTFPR-Curitiba-PR). E Membro do Grupo de Trabalho “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil”, junto a ANPOLL. Contato: eliane@assis.unesp.br.

Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro

Ana Margarida Ramos é doutorada em Literatura e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Formação de Leitores e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. 

Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica "As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano" (www.usc.es/lijmi/). 

Integrou um projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, no âmbito do qual coordenou a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura, cujos materiais pedagógicos também realizou em coautoria. 

Publicou vários livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (Tropelias & Companhia, 2010) e Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância(Tropelias & Companhia, 2012).

 

Downloads

Publicado

2020-01-16

Como Citar

Ferreira, E. A. G. R., & Ramos, A. M. (2020). A JORNADA DO HERÓI NA LITERATURA JUVENIL PORTUGUESA E BRASILEIRA: UMA LEITURA DE NÃO TE AFASTES, DE DAVID MACHADO, E QUERIDA, DE LYGIA BOJUNGA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 26, 15–30. https://doi.org/10.5016/msc.v26i0.1376

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES