A HERANÇA DECADENTISTA EM PRINCÍPIO, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO

Autores

  • Carlos Conte Neto Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v29i0.1811

Palavras-chave:

Decadentismo, Literatura Portuguesa, Modernismo

Resumo

Neste artigo, analisam-se algumas passagens de Princípio, livro de estreia do escritor modernista português Mário de Sá-Carneiro, com o objetivo de apontar aproximações entre a temática de algumas novelas e aspectos característicos do decadentismo, entendido seja como corrente literária, seja como zeitgeist (“espírito da época”). Para tal, comentam-se alguns trechos de novelas como “Loucura”, “Página dum Suicida”, “Diários” e “O Incesto”, chamando a atenção para elementos da narrativa que nos permitem encarar essas novelas como tributárias desse espírito finissecular. Antes disso, faz-se um breve panorama do decadentismo nas artes no final do século XIX e na literatura portuguesa – com reverberações no modernismo nesse país. Ao final, apontam-se alguns aspectos estilísticos na prosa inicial de Sá-Carneiro que se podem considerar ecos do simbolismo-decadentismo.

Biografia do Autor

Carlos Conte Neto, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Carlos Conte Neto é graduado em Ciências Sociais pela FFLCH-USP e mestre em Estudos Portugueses na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.  

Downloads

Publicado

2021-05-12

Como Citar

Conte Neto, C. (2021). A HERANÇA DECADENTISTA EM PRINCÍPIO, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 29, 225–243. https://doi.org/10.5016/msc.v29i0.1811

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES