CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO PARA UMA POÉTICA DO RISO E UMA RETÓRICA ESPIRITUAL EM ESCRITOS DE ANTÔNIO DA FONSECA SOARES/FREI ANTÔNIO DAS CHAGAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v30i0.1928

Palavras-chave:

Antônio da Fonseca/Frei Antônio das Chagas, Literatura Seiscentista, Barroco, Poética do Riso, Retórica Espiritual

Resumo

Neste artigo, estudamos as condições de produção dos escritos poéticos e espirituais atribuidos a Antônio da Fonseca Soares/Frei Antônio das Chagas. Trata-se de duas instâncias autorais que tem como referente um único sujeito. Em torno desses dois nomes, há uma vasta produção literária que representa uma fonte riquíssima para os estudos da literatura seiscentista. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as determinações situacionais e autorais adjacentes nas escolhas temáticas e estilísticas de textos orientados pela poética burlescas e pela retórica espiritual. As discussões levantadas neste estudo são norteadas por pesquisas contemporâneas a respeito da produção literária seiscentista e pela perspectiva teórico-metodológica dos estudos do discurso e da enunciação. Os resultados mostram que as escolhas temáticas e o estilo são determinados pelo código de composição retórico-poético e pelo respeito ao decoro dos gêneros, evidenciando duas posições-autor: uma situada em uma poética do riso, outra em uma retórica espiritual.

Biografia do Autor

Andre da Costa Lopes, CMTECE - Centro Tecnológico de Educação Cultura e Esporte de Itanhaém

Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2008/2012). Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro (2020). Atualmente é professor de Educação Básica III na Rede Municipal de Itanhaém. Tem experiência nas áreas de Letras e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura no Brasil Colonial, Crítica Textual, discurso literário, produção discursivo-literária de Antônio da Fonseca Soares, cultura caiçara. Está vinculado a grupos de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Letras da UNESP-Assis.

Ricardo Celestino , CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio Integrado ao Técnico em cursos de Nutrição e Dietética, Edificações e Administração na ETEc Mandaqui, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados de Literatura e Crítica Literária, sob supervisão da Prof. Dra. Diana Navas, com o intuito de dialogar a Análise do Discurso e a Metaficção em textos de Ficção Científica Nacional. Está vinculado a grupos de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Letras da UNESP-Assis.

Downloads

Publicado

2022-01-24

Como Citar

da Costa Lopes, A., & Celestino , R. (2022). CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO PARA UMA POÉTICA DO RISO E UMA RETÓRICA ESPIRITUAL EM ESCRITOS DE ANTÔNIO DA FONSECA SOARES/FREI ANTÔNIO DAS CHAGAS. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 30, 53–73. https://doi.org/10.5016/msc.v30i0.1928

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES