A LEITURA DE LIVROS ILUSTRADOS POR CRIANÇAS CEGAS

UMA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS

Autores

  • Fabíola Ribeiro Farias Sem filiação
  • Cleide Aparecida Fernandes
  • Juliana Cardoso Daher

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2365

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil, livro ilustrado, acessibilidade, audiodescrição

Resumo

O artigo discute as possibilidades de fruição de livros ilustrados por crianças com deficiência visual, tanto as cegas quanto as com baixa visão. Para isso, apresenta uma breve história dos livros de literatura para crianças no Brasil, com ênfase na presença das ilustrações, discorre sobre concepções de livros ilustrados, expõe a legislação brasileira sobre os direitos das pessoas com deficiência e os recursos de acessibilidade para leitura existentes no país e, considerando a natureza dos livros ilustrados e as condições objetivas das crianças com deficiência visual, analisa os caminhos para a leitura nesse contexto. Conclui que tal experiência está indiscutivelmente marcada pela ausência de autonomia por parte das crianças, mas que há caminhos possíveis, especialmente com o uso da audiodescrição.

Biografia do Autor

Cleide Aparecida Fernandes

Bacharel em Biblioteconomia (UFMG), com aperfeiçoamento em Inovação, Gestão e Liderança para Bibliotecários, pelo CERLALC/Universidad EAFIT, Colômbia. Atua como Gestora de Cultura na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Desde 2006 desenvolve projetos de incentivo à leitura para crianças, jovens, pessoas com deficiência e comunidades socioeconomicamente vulneráveis. Atualmente é responsável pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Está cursando especialização Audiodescrição na PUC Minas.

Juliana Cardoso Daher

Juliana Cardoso Daher é graduada em Terapia Ocupacional e graduanda em Pedagogia, mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Coordenadora de tutoria no LEEI- Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (FAE-UFMG/ PAD Contagem) e integrante do Grupo de Pesquisa Leitura e Escrita na Primeira Infância (FAE/ UFMG).
   

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Farias, F. R., Fernandes, C. A., & Daher, . J. C. (2023). A LEITURA DE LIVROS ILUSTRADOS POR CRIANÇAS CEGAS: UMA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 32, 403–420. https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2365

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES