O PAPEL DAS ILUSTRAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO EM OBRAS DA LITERATURA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2386

Palavras-chave:

Literatura Infantil e Juvenil;, Ilustração;, Espaço;, Ambientação

Resumo

O espaço é um dos elementos organizadores fundamentais para a compreensão de uma narrativa. Na Literatura Infantil é pela construção do espaço que o leitor cria referências para compreender a ambientação da história. Como a ilustração é um elemento protagonista na construção de sentidos de leitura em uma obra infantil, no presente trabalho busca-se compreender e descrever o papel das ilustrações nas obras em que o espaço tem maior destaque. A partir dos estudos de Ramos (2012), Oliveira (2008), Gullón (1980), Lins (1976), Castillo (2021), entre outros, analisamos como as ilustrações auxiliam na composição do espaço como elemento da narrativa. Assim, foram selecionadas três obras: A viagem de Francesca Sanna (2016), Da minha Janela de Otávio Júnior (2020), com ilustrações de Vanina  Starkoff e Sagatrissuinorana de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz (2020). A análise comparada das três obras permite visualizar procedimentos descritivos do espaço presente nas ilustrações. Nessa perspectiva, os conceitos de espaço-refúgio e espaço-incógnita são importantes para compreender os sentidos que a espacialidade constrói em textos endereçados para crianças e jovens.

Biografia do Autor

Pedro Afonso Barth, UFU

Professor Adjunto de Literatura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor cuja dissertação foi dedicada à pesquisa de Sagas Fantásticas, especialmente Crônicas de Gelo e Fogo. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). É pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e aluno pesquisador no grupo CNPq "CELLE- Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Sagas Fantásticas, Letramento, Multimodalidade, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Hispano-americana.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Barth, P. A. (2023). O PAPEL DAS ILUSTRAÇÕES NA CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO EM OBRAS DA LITERATURA INFANTIL. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 32, 361–379. https://doi.org/10.5016/msc.v32i0.2386

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES