MELANCOLIA, DEPRESSÃO E A ADMINISTRAÇÃO DO SOFRIMENTO EM MAL DO SÉCULO (1995), DE TODD HAYNES

Autores

  • Marcos César de Paula Soares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2559

Palavras-chave:

Literatura estadunidense; Modernidade; Todd Haynes; Depressão; Mal do século.

Resumo

Este ensaio propõe um exercício comparativo entre literatura e cinema a partir da análise do filme Mal do século (Safe, 1995), dirigido pelo cineasta estadunidense Todd Haynes. O princípio central da comparação será o estudo dos modos através dos quais o filme, que trata de uma personagem que sofre de distúrbios depressivos, efetua uma reversão crítica de um dos mitos centrais perpetuados por certa tradição literária local. Trata-se do mito da pequena cidade interiorana como antídoto contra os malefícios da modernidade.  Para isso, nos voltaremos para as reflexões de teóricos que refletiram sobre as relações entre modernidade, processo social e vida psíquica, tais como Georg Simmel, Walter Benjamin e Christian Dunker, entre outros.

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

de Paula Soares, M. C. (2024). MELANCOLIA, DEPRESSÃO E A ADMINISTRAÇÃO DO SOFRIMENTO EM MAL DO SÉCULO (1995), DE TODD HAYNES. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 33, 321–337. https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2559

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES