SIGNOS SEM SENTIDO

MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO EM COSMÓPOLIS, DE DON DELILLO

Autores

  • Ricardo Tiezzi PUC SP
  • Vera Lúcia Bastazin PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2565

Palavras-chave:

Signos; Afetos; Melancolia; Economia

Resumo

Este artigo pretende fazer uma leitura da condição melancólica do personagem Eric Packer, do romance Cosmópolis, de Don DeLillo. Sugerimos que as raízes dessa melancolia se encontram na sua incapacidade de apreensão dos signos. Em Cosmópolis, confluem os signos públicos – o colapso financeiro causado pela falta de lastro do dinheiro – com os signos privados: Packer é incapaz de acessar sentimentos internos. Há um circuito de afetos, para usar um conceito de Safatle, que provoca curto-circuito. Na esteira de autores como Berardi e Eagleton, presenciamos como Cosmópolis se apresenta como locus privilegiado do entrecruzamento entre bolhas econômicas e falta de sentido interior. Por fim, chegamos no diagnóstico de Kristeva, pertinente na medida em que percebe a melancolia como perda da capacidade de simbolizar via linguagem alguma perda vital essencial.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bastazin, PUC-SP

Prof. Dra. Vera Bastazin é professora do programa de pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP

Possui graduação em Língua e Literatura Francesas e Língua e Literatura Portuguesas; Mestrado e Doutorado em Comunicação e Semiótica/ Literatura, pela PUC/SP, onde atualmente é Professora-Associada. Participou nessa mesma Universidade, da fundação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária (Mestrado e Doutorado), do qual foi coordenadora por quatro gestões. Ministra aulas nos cursos de Graduação em Letras e do Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária.

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Publicado

2024-01-12

Como Citar

Tiezzi, R., & Bastazin, V. L. (2024). SIGNOS SEM SENTIDO: MAL-ESTAR CONTEMPORÂNEO EM COSMÓPOLIS, DE DON DELILLO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 33, 303–320. https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2565

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES