Ações de Educação Patrimonial para conhecimento e extroversão do patrimônio histórico e cultural na Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhense
DOI:
https://doi.org/10.5016/pem.v17i1.3066Palavras-chave:
Patrimônio Histórico-Cultural, Baixada Maranhense, Reentrâncias MaranhensesResumo
A pesquisa surgiu da necessidade de propiciar aos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas – UFMA – Campus de Pinheiro, vivências patrimoniais em atividades extraclasse nas regiões da Baixada Maranhense e Reentrâncias Maranhenses, complementando os conteúdos trabalhados em sala de aula. Para tanto, foram desenvolvidas estratégias didático-pedagógicas para extroversão do patrimônio histórico e cultural, com a participação dos alunos desde o planejamento, perpassando pela pesquisa de campo e divulgação dos resultados. Neste artigo serão apresentados três estudos de casos aplicados nas disciplinas Patrimônio Histórico Brasileiro, Folclore e Cultura Popular e História da América Colonial, cujo foco foi propiciar suportes de memórias e histórias em laboratórios vivos, a exemplo da cidade de Pinheiro, Centro Histórico de São Luís e Alcântara e a Comunidade Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara.
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