Rendas

desvendando e revelando a coleção de rendas do Museu Moda e Têxtil UFRGS

Autores

Palavras-chave:

Rendas, Acervo de rendas, Coleção, Técnicas de rendas, Design têxtil, Museu Moda e Têxtil UFRGS

Resumo

Valendo-se de um olhar lançado sobre o universo das rendas, neste artigo são abordadas questões históricas e técnicas apoiadas no conhecimento dos cinco séculos de sua existência. Tem-se como objetivo desvendar e revelar a coleção de rendas do acervo do Museu Moda e Têxtil vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza aplicada, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental. Para tal, utiliza-se como fundamentação teórica os autores Pat Earnshaw, Délia Etcheverry, Jeremy Farrel, George Middleton, entre outros. Observou-se que a coleção em estudo é um importante patrimônio e apresenta relevante riqueza no que diz respeito ao design têxtil. Isto por contemplar uma ampla gama de itens representativos do processo manual e industrial, além de diversidade visual e valor histórico, contribuindo para que tais objetos sejam importantes fontes primárias para futuras investigações, pesquisas e fruição.

Biografia do Autor

Vera Felippi, Universidade Estadual Paulista UNESP

Doutora em Design pelo PPGDesign-UFRGS, tendo como resultado da tese a criação do Museu Moda e Têxtil UFRGS. Pós-doutorado (em andamento) na Faculdade de Belas-Artes na Universidade de Lisboa na linha de investigação Ciências da Arte e do Patrimônio, integrando o Centro de Investigação de Ciências e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) com ênfase em estudo de arte têxtil africana. Mestre em Design pela UFRGS, com pesquisa na área têxtil (2013). Graduação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) em Artes Visuais com Habilitação em História, Teoria e Crítica.

Evelise Anicet Rüthschilling, Universidade Estadual Paulista UNESP

É professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Artes Visuais e Mestrado e Doutorado em Design - PGDESIGN-UFRGS, como orientadora. Coordenou o Núcleo de Design de Superfície da UFRGS, responsável pela estruturação deste campo de saber no Brasil, o Núcleo de Moda Sustentável, e o Museu Virtual de Moda e Têxteis da UFRGS, todos centros de pesquisa integram o Laboratório de Imagem e Tecnologia - LIT- UFRGS. Desenvolve pesquisa aplicada em design de superfície e moda sustentável no Atelier Contextura, registrado junto ao CNPq como AAMODA. Coordenou Grupo de Pesquisa Arte e Design - CNPq. Possui Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), aperfeiçoamento em Pintura artística e Fashion Design pelo The Art Institute of Chicago, EUA(1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994); Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e pós-doutorado em Design de Superfície Sustentável no Núcleo de Design e Sustentabilidade na UFPR (2013). 

Gabriela Trindade Perry, Universidade Estadual Paulista UNESP

Designer graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestre em Ergonomia pelo PPGEP-UFRGS (2005), doutora em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS (2010). Atualmente é professora adjunta da UFRGS, no curso de Design, ligado à Faculdade de Arquitetura. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS desde 2016. Coordenadora do NAPEAD – Produção Multimída para a Educação desde 2013. Interesses de pesquisa relacionados prototipagem com Arduíno, MOOCs, Learning Analytics, e Metodologia em Design.

Referências

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Felippi, V., Anicet Rüthschilling, E., & Trindade Perry, G. (2018). Rendas: desvendando e revelando a coleção de rendas do Museu Moda e Têxtil UFRGS. Patrimônio E Memória, 14(1), 319–339. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3331

Edição

Seção

Artigos Livres