A Fotografia Compromissada na Espanha
a experiência de Josep Renau nas revistas Orto e Octubre
Palavras-chave:
Iconografia, Fotonontagem, Fotografia, Josep Renau, História da EspanhaResumo
O objetivo deste artigo é investigar o ambiente no qual se desenvolveu uma proposta de fotografias e fotomontagens compromissadas na Espanha da década de 1930. Para tanto, utiliza como eixo a experiência do artista espanhol Josep Renau e sua atuação em duas revistas ilustradas: Orto e Octubre. Procura-se averiguar como as experiências europeias de uma cultura e fotografias proletárias circularam e foram apropriadas pelo universo cultural espanhol. Acredita-se que, nestes anos, a Espanha se tornou um polo produtor e irradiador de uma iconografia política posteriormente difundida para o México e América Latina.
Referências
BAXANDALL, Michel. O Olhar Renascentista: pintura e experiência social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BELL, Simon. Sobre la difícil conjunción de los términos ‘fotógrafos’ y ‘obrero’ en Francia. In: EL MOVIMIENTO de la fotografía obrera [1926-1939]. Ensayos y Documentos. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: Ministerio de Cultura: TF Editores, 2011, p. 364-372.
CABAÑAS BRAVO, Miguel. Josep Renau Arte propaganda en guerra. Madrid: Ministerio de Cultura, 2007.
CUEVAS-WOLF, Cristina. Münzenberg y el surgimiento de la propaganda comunista en España. In: EL MOVIMIENTO de la fotografía obrera [1926-1939]. Ensayos y Documentos. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: Ministerio de Cultura: TF Editores, 2011, p. 390-397.
DICCIONARIO de la Lengua Española Real Academia Española. Madrid: Real Academia Española, 2001. Disponível em: <http://buscon.rae.es/drae/>. Acesso em: 27 ago. 2013.
FERNÁNDEZ, Horacio. Fotolivros latino-americanos. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
FONTCUBERTA, Joan. De pós-guerra al siglo XXI. In: SÁNCHEZ VIGIL, Juan Miguel (Coord.). La Fotografía en España: de los orígenes al siglo XXI. Madrid: Espasa Calpe, 2001, v. XLVII. (Coleção Summa Artis – Historia General del Arte).
MADRIGAL PASCUAL, Arturo Ángel. Arte y compromisso. España 1917-1936. Madrid: Fundación de Estudios Libertarios Anselmo Lorenzo, 2002.
MENDELSON, Jordana. Introducción. In: REVISTAS y guerra 1936-1939. Madrid: Ministério da Cultura: MNCARS, 2007.
ORTO (1932-1934) Revista de documentación social. Valencia: Centro Francisco Tomas y Valiente, 2001. 2 v. (Edição fac-similar).
PANIAGUA, Javier. Estudio preliminar: Marín Civera y la cultura popular (Orto) (1932-1934). In: ORTO (1932-1934). Revista de documentación social. Valencia: Centro Francisco Tomas y Valiente, 2001, p. XV-LVIII. 2 v. (Edição fac-similar).
RENAU, Josep. The American way of life – Fotomontajes: 1952-1966. Barcelona: Gustavo Gili, 1977.
REUTER, Walter. Walter Reuter: el viento limpia el alma. Barcelona: Lunwerg, 2009.
REVISTA OCTUBRE. Escritores y Artistas Revolucionarios. Madrid, jun./jul., 1933, p. 1.
RIBALTA, Jorge (Org.). Espacios fotográficos públicos: exposiciones de propaganda, de "Pressa" a "The Family of Man, 1928-1955". Barcelona: Museu d'Art Contemporani de Barcelona, 2009.
RIBALTA, Jorge. Introducción. In: EL MOVIMIENTO de la fotografía obrera [1926-1939]. Ensayos y Documentos. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia: Ministerio de Cultura: TF Editores, 2011, p. 12-22.
SÁNCHEZ VIGIL, Juan Miguel (Coord.). La Fotografía en España: de los orígenes al siglo XXI. Madrid: Espasa Calpe, 2001. v. XLVII. (Coleção - Summa Artis – Historia General del Arte).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.