Memoriais de formação e a construção da identidade docente

um estudo sobre o PROESF/Unicamp no ano de 2007

Autores

Palavras-chave:

Formação do educador, Memoriais de formação, Identidade profissional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma dissertação de Mestrado que pesquisou os Memoriais de Formação de 24 alunas do curso de Pedagogia do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício (PROESF) do ano de 2007, realizado na Unicamp. O texto traz uma breve apresentação do PROESF, o papel da Memória e as reflexões sobre os percursos de construção da Identidade Profissional revelada por meio desses Memoriais de Formação, trazendo para discussão acadêmica suas narrativas autobiográficas, abordando os saberes do cotidiano e os saberes de professor, numa perspectiva de apresentar vestígios dos caminhos de constituição da identidade profissional do professor.

Biografia do Autor

Luciana Teston Sivalle, Universidade Estadual Paulista UNESP

Graduada em pedagogia pela PUC - Campinas (1992), e pós-graduanda em "Fundamentos Científicos e Didáticos da Formação de Professores" pela Unicamp, com extensões universitárias em História e cultura afro-brasileira pela Universidade Candido Mendes, em Cultura da Infância e Educação Infantil, e Educação e arte: Fundamentos Teóricos e Metodológicos pela Unesp. Atualmente é mestranda da Puc Campinas (2007) na área de Educação. Construiu carreira na Prefeitura Municipal de Campinas atuando nas áreas de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos; tendo amplo conhecimento nestas áreas de atuação. Iniciou a carreira como professora em 1990; atuando em escolas estudais e municipais; sempre buscando atendimento das necessidades educacionais.

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Publicado

30-12-2012

Como Citar

Teston Sivalle, L. (2012). Memoriais de formação e a construção da identidade docente: um estudo sobre o PROESF/Unicamp no ano de 2007 . Patrimônio E Memória, 8(2), 166–185. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3672

Edição

Seção

Artigos Livres