Arquivos, fontes e instituições
um itinerário de pesquisa sobre o arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto/SP (1918-1960)
Palavras-chave:
Arquivos Escolares, Documentos, Fontes, História das Instituições EscolaresResumo
Este texto constitui uma reflexão sobre arquivos e fontes escolares para a História da Educação, especialmente para a história das instituições de ensino, com vistas a apresentar a trajetória de pesquisa empreendida sobre o arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Ribeirão Preto, com a documentação referente ao período de 1918 a 1961, e analisar as possibilidades e os limites dos documentos deste arquivo escolar para a escrita da história deste Colégio. O recorte temporal corresponde a momentos significativos da história do Colégio, da História da Educação e da Política Educacional Brasileira. Nos últimos anos, os arquivos escolares e seus documentos têm alcançado importância e visibilidade na História da Educação. Na investigação empreendida no arquivo do Colégio, foi possível localizar uma documentação importante para o estudo da história desta instituição e de sua cultura escolar, bem como mostrar as potencialidades e os limites do uso desses documentos para a pesquisa.
Referências
ARQUIVO NACIONAL. Subsídios para um DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. Disponível em . Acesso em: 07 out. 2011.
AZZI, Riolando. As Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil: cem anos de História. São Paulo: Salesiana, 1999.
BAUAB, Maria Aparecida rocha. O Ensino Normal na Província de São Paulo 1846- 1889.1972. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, São José do Rio Preto, 1972.
BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas/SP, n.10, p. 193-220, jul./dez. 2005.
BONATO, Nailda Marinho da Costa. Arquivos escolares: limites e possibilidades para a pesquisa. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 25., 2002, Caxambu. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2002. p. 97-109. v. 1.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: SOUSA, Cynthia Pereira de; CATANI, Denice Barbara (Orgs.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras,1998, p.31-40.
CARRATO, José Ferreira. Igreja, Iluminismo e Escolas Mineiras Coloniais. São Paulo: Nacional/ EDUSP, 1968.
CARRATO, José Ferreira. As Minas Gerais e os Primórdios do Caraça. São Paulo: Nacional, 1963.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural; entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
FÁVERO, Maria de Lourdes. O pesquisador e os desafios das fontes. In: MENDONÇA, Ana Waleska Campos Pollo et al (Orgs.). História da educação: desafios teóricos e empíricos. Niterói: Ed. da UFF, 2009, p.111-123.
GATTI JÚNIOR, Décio. A História das instituições educacionais: inovações paradigmáticas e temáticas. In: ARAUJO, José Carlos; GATTI JÚNIOR, Décio (Orgs.). Novos Temas em História da Educação Brasileira. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002, p.3-24.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Arquivos históricos escolares: contribuições para o ensino de história e a história local. Curitiba, 2005. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br>. Acesso em: 30 set. 2011.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo; VIDAL, Diana Gonçalves. O centro de memória da educação USP: acervo documental e pesquisas em história da educação. In: MENEZES, Maria Cristina (Org.). Educação, Memória, História. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 179-186.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
HUNT, Lynn. Nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ______. História e Memória. 3. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. p.535-53.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
KARNAL, Leandro; TASCH, Flávia Galli. Documento e História: a Memória Evanescente. In: PINSKY, Carla Bassanezi.; LUCA, Tania Regina de. O Historiador e suas Fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p.9-27.
MAGALHÃES, Justino. Um apontamento metodológico sobre a história das instituições educativas. In: SOUSA, Cynthia Pereira de.; CATANI, Denice Barbara. (orgs.) Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998, p.51-69.
MOGARRO, Maria João. Arquivo e educação: a construção da memória educativa. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n.1, p.71-84, 2006. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt> Acesso em: 30 ago. 2011.
MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.10, p. 75-99, jul./dez, 2005a.
MOGARRO, Maria João. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória. Pro-posições, Campinas, v. 16, n. 46, p. 103-116, jan./abr. 2005b.
NADAI, Elza. Ginásio do estado de São Paulo: uma preocupação republicana (1889-1896). São Paulo: FEUSP, 1987.
NOSELLA, Paolo.; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Cadernos de Pesquisa. Tuiuti, v.3, p.13-31, jan./jul. 2008.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, v. 10, p.7-28, dez. 1993.
NUNES, Clarice; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Historiografia da educação e fontes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 15., 1992, Caxambu, Cadernos ANPED... Caxambu/MG: ANPED, set. 1992. n. 5, p. 7-64.
RIBEIRO, Marcus Venício Toledo. Os arquivos das escolas. In: NUNES, Clarice (Coord.). Guia preliminar de fontes para a história da educação brasileira. Brasília: INEP, 1992, p.47-64.
SÓLIS, Sidney Sérgio Fernandes. Documentos, fontes e arquivos. In: INSTITUTO BRASILEIRO DO PATRIMÔNIO CULTURAL. Memória e educação. Rio de Janeiro: IBPC, Departamento de Promoção, Paço Imperial, 1992, p. 53-63. (Caderno de ensaios; 1).
TANURI, Leonor Maria. A Historiografia da Educação Brasileira: uma contribuição para o seu estudo anterior à da instalação dos cursos de Pós-Graduação. In: MONARCHA, Carlos (Org.) História da Educação Brasileira. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2005, p.229-250.
VIDAL, Diana Gonçalves. Apresentação do dossiê arquivos escolares: desafios à prática e à pesquisa em História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 10, p. 71-73, jul./dez, 2005a.
VIDAL, Diana Gonçalves. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa Fátima de; VALDEMARIN, Vera Teresa (Orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005b, p.03-30.
ZAIA, Iomar Barbosa. A história da educação em risco: avaliação e descarte dos documentos do arquivo da Escola de Aplicação da USP (1958-1985). 2003. 329 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.