Imagens em diálogo

cultura visual no Brasil e México em perspectiva comparada

Autores

Palavras-chave:

México, Brasil, Imagem, Cultura Visual

Resumo

O objetivo deste artigo é averiguar a circulação de imagens e o surgimento de uma cultura visual política entre o México e o Brasil entre as décadas de 1920 e 1930. Busco examinar em especial como se constituíram repertórios visuais comuns entre os dois países, tanto na produção de imagens carregadas com uma retórica do engajamento político como de algumas imagens que num primeiro olhar poderiam passar por descompromissadas, mas que contribuíram para a construção do imaginário político. Embora minha intenção não seja de uma análise exaustiva, procuraremos averiguar diferentes suportes imagéticos, como as fotografias estampadas na imprensa diária assim como nas revistas ilustradas, cartazes, gravuras e demais expressões artísticas que subsidiem essa circulação de idéias estéticas e políticas entre os dois países. Parto da hipótese de que, apesar das dificuldades de intercâmbios existentes entre os dois países (língua, distância e falta de um contato maior entre seus artistas e intelectuais), ocorreu um intercâmbio de propostas políticas e culturais, principalmente entre redes de sociabilidade de artistas marcadamente no âmbito da esquerda política.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Sampaio Barbosa, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui graduação (1991) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Obteve o título de doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2004). Realizou pós-doutorado no Instituto de História do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) em Madri, Espanha (2011). Foi professor visitante do Centro de Investigaciones sobre América Latina y Caribe (CIALC) da UNAM (México, 2007), da Universidad Autónoma Metropolitana, Unidade Azcapotzalco (México, 2012) e do Instituto Mora/INAH (México, 2015). Foi editor da revista História. 

Referências

BAJAC, Quentin. La photographie: l’époque moderne 1880-1960. Paris: Gallimard, 2005.

BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. Um olhar circular: diálogos americanos de David Alfaro Siqueiros. In: Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da Anphlac. Vitória: Anphlac, 2008.

BERRI, Antonio. Siqueiros y el arte de masas. Nueva Revista, ano 1, n. 3, jan. 1935. Apud: WECHSLER, Diana B. Melancolía, presagio y perplejidad: los años 30 entre los realismo y lo surreal. In: Catálogo Territorios de diálogo 1930-1945. México: Patronato del Museo Nacional de Arte/INBA, 2006, p. 25.

CÂNDIDO, Antônio. Brigada ligeira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1945.

CARVALHO, Flávio de. Recordações do Clube dos Artistas Modernos. RASM – Revista Anual do Salão de Maio, São Paulo, 1939.

GONZÁLEZ MELLO, Renato. Diego Rivera entre la transparencia y el secreto. In: ACEVEDO, Esther (org.). Hacia otra historia del arte en México. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2004. p. 276–285.

HEARTFIELD, John. Guerra en la paz: fotomontajes sobre el período 1930-1938. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.

MENENEZ, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História Visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11–36, 2003.

MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003. p. 19.

MONROY NASR, Rebeca. Del olor a pólvora a la luz del rascacielos: tres décadas de fotoperiodismo mexicano. In: ACEVEDO, Esther (org.). Hacia otra historia del arte en México. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2004. p. 170–189.

Revista Rumo. David Alfaro Siqueiros – Pintor revolucionário. Rumo, ano 2, n. 2, junho, Rio de Janeiro, 1934.

SIQUEIROS, David Alfaro. Revolução técnica da pintura. Rumo, ano 2, n. 2, junho, Rio de Janeiro, 1934.

SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Iluminuras/Edusp, 1995.

VASCONCELLOS, Camilo Mello. Imagens da Revolução Mexicana: o Museu Nacional de História do México (1940–1982). São Paulo: Humanitas/Alameda, 2007.

WECHSLER, Diana B. Melancolía, presagio y perplejidad: los años 30 entre los realismo y lo surreal. In: Catálogo Territorios de diálogo 1930-1945. México: Patronato del Museo Nacional de Arte/INBA, 2006.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

Sampaio Barbosa, C. A. (2010). Imagens em diálogo: cultura visual no Brasil e México em perspectiva comparada. Patrimônio E Memória, 6(1), 93–108. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3801