Imagens em diálogo
cultura visual no Brasil e México em perspectiva comparada
Palavras-chave:
México, Brasil, Imagem, Cultura VisualResumo
O objetivo deste artigo é averiguar a circulação de imagens e o surgimento de uma cultura visual política entre o México e o Brasil entre as décadas de 1920 e 1930. Busco examinar em especial como se constituíram repertórios visuais comuns entre os dois países, tanto na produção de imagens carregadas com uma retórica do engajamento político como de algumas imagens que num primeiro olhar poderiam passar por descompromissadas, mas que contribuíram para a construção do imaginário político. Embora minha intenção não seja de uma análise exaustiva, procuraremos averiguar diferentes suportes imagéticos, como as fotografias estampadas na imprensa diária assim como nas revistas ilustradas, cartazes, gravuras e demais expressões artísticas que subsidiem essa circulação de idéias estéticas e políticas entre os dois países. Parto da hipótese de que, apesar das dificuldades de intercâmbios existentes entre os dois países (língua, distância e falta de um contato maior entre seus artistas e intelectuais), ocorreu um intercâmbio de propostas políticas e culturais, principalmente entre redes de sociabilidade de artistas marcadamente no âmbito da esquerda política.
Referências
BAJAC, Quentin. La photographie: l’époque moderne 1880-1960. Paris: Gallimard, 2005.
BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940). São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio. Um olhar circular: diálogos americanos de David Alfaro Siqueiros. In: Anais Eletrônicos do VIII Encontro Internacional da Anphlac. Vitória: Anphlac, 2008.
BERRI, Antonio. Siqueiros y el arte de masas. Nueva Revista, ano 1, n. 3, jan. 1935. Apud: WECHSLER, Diana B. Melancolía, presagio y perplejidad: los años 30 entre los realismo y lo surreal. In: Catálogo Territorios de diálogo 1930-1945. México: Patronato del Museo Nacional de Arte/INBA, 2006, p. 25.
CÂNDIDO, Antônio. Brigada ligeira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1945.
CARVALHO, Flávio de. Recordações do Clube dos Artistas Modernos. RASM – Revista Anual do Salão de Maio, São Paulo, 1939.
GONZÁLEZ MELLO, Renato. Diego Rivera entre la transparencia y el secreto. In: ACEVEDO, Esther (org.). Hacia otra historia del arte en México. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2004. p. 276–285.
HEARTFIELD, John. Guerra en la paz: fotomontajes sobre el período 1930-1938. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.
MENENEZ, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História Visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11–36, 2003.
MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003. p. 19.
MONROY NASR, Rebeca. Del olor a pólvora a la luz del rascacielos: tres décadas de fotoperiodismo mexicano. In: ACEVEDO, Esther (org.). Hacia otra historia del arte en México. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 2004. p. 170–189.
Revista Rumo. David Alfaro Siqueiros – Pintor revolucionário. Rumo, ano 2, n. 2, junho, Rio de Janeiro, 1934.
SIQUEIROS, David Alfaro. Revolução técnica da pintura. Rumo, ano 2, n. 2, junho, Rio de Janeiro, 1934.
SCHWARTZ, Jorge. Vanguardas latino-americanas: polêmicas, manifestos e textos críticos. São Paulo: Iluminuras/Edusp, 1995.
VASCONCELLOS, Camilo Mello. Imagens da Revolução Mexicana: o Museu Nacional de História do México (1940–1982). São Paulo: Humanitas/Alameda, 2007.
WECHSLER, Diana B. Melancolía, presagio y perplejidad: los años 30 entre los realismo y lo surreal. In: Catálogo Territorios de diálogo 1930-1945. México: Patronato del Museo Nacional de Arte/INBA, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.