Uma perspectiva da marginalia de Fernando Pessoa

Autores

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Biblioteca pessoal, Marginalia, Leitor, Anotador

Resumo

O fenómeno da marginalia pessoana, as formas que assume e a intenção que lhe está inerente é um dos aspectos tratados neste ensaio, que pretende não só dar a conhecer a intensidade emotiva que caracterizou o processo de leitura de uma vasta biblioteca, como mostrar que as anotações de cada livro são um elemento valioso para a construção de uma identidade literária, que tornam possível aceder aos processos mentais de Fernando Pessoa enquanto leitor/anotador e aos momentos de interacção que mantém com os autores de cada obra lida e anotada. A análise exaustiva da marginalia pessoana nos livros da sua biblioteca poderá tornar-se um precioso auxílio para a reconstrução dos percursos de leitura do poeta, já que os pensamentos expressos nos diversos volumes anotados reflectem preocupações estéticas e literárias que o poeta português manifestaria ao longo da vida, com reflexos na sua própria produção textual, e que caracterizam o processo de leitura dinâmica realizado por Pessoa, evidenciando uma densidade emotiva e intertextual que o levaria a construir um percurso de raciocínio e reflexão determinante para a sua progressão como artista e como homem.

Biografia do Autor

Maria do Céu Estibeira, Universidade Estadual Paulista UNESP

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em Literatura Comparada, doutorada em Estudos da Literatura e da Cultura e, atualmente, Pós-Doutoranda pela mesma Universidade. O seu trabalho de investigação centra-se nos estudos sobre a Marginalia de Fernando Pessoa. Participou em diversos encontros/colóquios em Portugal e no estrangeiro e publicou artigos diversos em revistas, livros de actas e revistas online. É membro do projeto “Estranhar Pessoa” e do IELT e exerce as suas funções como professora do ensino básico e secundário e ensino superior. 

Referências

COLERIDGE, Samuel Taylor. The Collected Works of Samuel Taylor Coleridge – Marginalia I. Ed. George Whalley. London: Routledge & Kegan Paul, 1980.

ESTIBEIRA, [Nome completo não informado]. Uma Introdução à Marginalia de Fernando Pessoa. Dissertação (Mestrado) — Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2002.

ESTIBEIRA, [Nome completo não informado]. A Marginalia de Fernando Pessoa. Tese (Doutorado) — Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2008.

JACKSON, H. J. Marginalia – Readers Writing in Books. New Haven: Yale University Press, 2001.

KEATS, John. The Poetical Works of John Keats. London: Frederic Warne and Co., s.d.

LOPES, Teresa Rita. Pessoa por Conhecer – Textos para um novo mapa II. Lisboa: Editorial Estampa, 1990.

PESSOA, Fernando. Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal. Ed. Richard Zenith. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

ROBERTSON, John M. Pioneer Humanists. London: Watts & Co., 1907. (Anotado por Fernando Pessoa com o poema atribuído ao heterônimo Alberto Caeiro).

SAND, George. La Maré au Diable. Paris: Hachette, 1898.

SMITH, William. Principia Latina: Part I: A First Latin Course Comprehending Grammar, Delectus, and Exercise Book with Vocabularies: For the Use of the Lower Forms in Public and Private Schools. London: John Murray, 1892.

Downloads

Publicado

17-05-2025

Como Citar

Céu Estibeira, M. (2025). Uma perspectiva da marginalia de Fernando Pessoa. Patrimônio E Memória, 6(1), 129–145. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3803

Edição

Seção

Artigos Livres