A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EM ASSIS - SP
AS DISPUTAS DIVERSAS EM CENA (1984 - 1989)
Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer sobre as relações entre o poder local e o estadual acerca do patrimônio cultural de Assis, município localizado no interior do Estado de São Paulo. O trabalho se divide em quatro partes fundamentais: na primeira analiso o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico - Condephaat, depois foco o tombamento do Teatro São Vicente e, em seguida, abordo o movimento social em torno da preservação do mesmo, e, para finalizar, destaco o arquivamento do pedido de tombamento da indústria SANBRA.
Referências
CORREA, Alexandre Fernandes. Vilas, parques, bairros e terreiros: novos patrimônios na cena das políticas culturais em São Paulo e São Luís. 2001. Tese (Doutorado em Antropologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; IPHAN, 1996.
MENESES, Ulpiano T. B. de. A cidade como bem cultural – Áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance na preservação do patrimônio ambiental urbano. In: MORI, V. H.; SOUZA, M. C. de; BASTOS, R. L.; GALLO, H. Patrimônio: atualizando o debate. Brasília: IPHAN, 2006. p. 33–77.
RODRIGUES, Cíntia Nigro. Territórios do patrimônio: tombamentos e participação social na cidade de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
RODRIGUES, Marly. Imagens do passado: a instituição do patrimônio em São Paulo (1969–1987). São Paulo: EDUNESP; Imprensa Oficial; CONDEPHAAT; FAPESP, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.