REPRESENTAÇÕES CÔMICAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA NA COLUNA LITERÁRIA “DIÁLOGOS” (1895-1899)
Palavras-chave:
Diálogos, Figueiredo Coimbra, PolíticaResumo
Os “Diálogos”, de Figueiredo Coimbra, começaram a ser publicados no dia 23 de julho de 1895 no periódico A notícia. A coluna possuía um eminente caráter estético e artístico, realizando uma representação literária do cotidiano dos cariocas do final do século XIX. Nos “Diálogos” aparecem em vários textos deputados ou ministros falando sobre a política do país; nessa época, os que estavam em conflito pelo poder eram conservadores e liberais. Muitos textos abordam a questão da defesa da República, a maneira como os políticos mudavam de opinião e de partido, as atitudes dos candidatos em suas campanhas, a dualidade do governo e até o funcionamento do sistema de governo. Portanto, através dos “Diálogos” pode-se perceber um retrato cômico de situações ocorridas no advento da República, mais especificamente no período de publicação da coluna (1895-1899).
Referências
ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
AZEVEDO, Artur. O theatro. A Notícia, Rio de Janeiro, 30 mar. 1899, p. 2.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
LOBO, Aristides. Diário popular, 18 nov. 1889. In: ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo: IBEP, 2000.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SILVA, Eduardo. As queixas do povo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SÜSSEKIND, Flora. As revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Marcela Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.