REPERCUSSÕES DO FILME LAMARCA NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
Palavras-chave:
Jornal, Cinema, LamarcaResumo
Ao utilizar o cinema como fonte histórica, precisamos enfocar também aquilo que não é filme: o autor, a produção, o público, a crítica. Neste sentido este artigo analisa a repercussão do filme Lamarca (1994) no jornal Folha de S. Paulo. Encontramos questões como, por exemplo, a polícia militar de São Paulo fazendo um outro filme para contrapor a versão de Lamarca, a tentativa de busca e apreensão das cópias do filme com uma ação movida na justiça pelo general Nilton Cerqueira, o ressentimento de um guerrilheiro dentro de uma polêmica surgida a partir de artigo sobre o filme. Estes conflitos denunciam diferentes percepções sobre este período (ditadura militar) recente da nossa história.
Referências
COELHO, Marcelo. Lamarca é um filme brasileiro perfeito. Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 maio 1994. Ilustrada.
COUTO, José Geraldo. Lamarca tropeça no discurso. Folha de S. Paulo, São Paulo, 1 maio 1994. Revista Folha.
COUTO, José Geraldo; SIMANTOB, Eduardo. Três vezes Cinema. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 abr. 1995. Caderno Mais.
DIAS, Luiz Antonio. O poder da imprensa e a imprensa do poder: Folha de S. Paulo e o golpe de 1964. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 1993.
ESCÓSSIA, Fernanda. Justiça nega pedido de apreensão de Lamarca. Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 maio 1994. Ilustrada.
FERRO, Marc. Cinema e história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 87.
JOSÉ, Emiliano; MIRANDA, Oldack. Lamarca, o capitão da guerrilha. São Paulo: Global, 1980. p. 70.
LEMAS, Antonina. Jovens aprendem com Lamarca. Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 maio 1994. Folhateen.
LUNGARETTI, Celso. Lamarca não serve para substituir Luis Carlos Prestes como mito. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 ago. 1994. Ilustrada.
Manual define fim de polêmica. Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 ago. 1994. Ilustrada.
MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia. São Paulo: Ática, 1986. p. 172.
PAIVA, Marcelo Rubens. Polícia Militar conta a história pela metade. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 jun. 1994. Ilustrada.
SILVA, Ana Cristina Teodoro da. “TEEN”, um personagem contemporâneo – representação juvenil na imprensa. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual Paulista, Assis, 1995. p. 75, 165-167.
Ficha técnica do filme: Lamarca. Direção: Sérgio Resende. Adaptação do livro Lamarca, o capitão da guerrilha, de Emiliano José e Oldack Miranda. Rio de Janeiro, 1994. Duração: 130 min.
XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001. p. 12-13; 47.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.