O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para apresentação de trabalhos

 

IMPORTANTE: Não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estiverem cuidadosamente dentro das normas estipuladas.

 

 1 - A revista Miscelânea é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNESP/Assis, cujo objetivo é  divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, dentro de sua área de abrangência específica. São aceitos para publicação artigos, entrevistas e resenhas inéditos.

 

2 - O material enviado é apreciado por membros de nossos Conselhos Editorial  e Consultivo, que poderão sugerir ao autor modificações de estrutura e conteúdo. É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado e pela exatidão das informações, referências e conceitos.

 

3 – Trabalhos de pós-graduandos somente serão aceitos se ficar caracterizada coautoria com orientador.

 

4 - Os artigos deverão ter entre 15 e 20 páginas, e  resenhas, no máximo 8 páginas, respeitando-se a seguinte configuração, em arquivo Word: fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, alinhamento justificado, margens de 3.0 cm (esquerda, direita, superior e inferior), parágrafos e alíneas com recuo de 1.5 cm. As resenhas devem tratar de livros publicados, ou de teses defendidas, nos últimos 2 anos.


5 - Os trabalhos deverão ser submetidos mediante cadastro prévio na revista.

 

6 - Critérios para avaliação e seleção dos trabalhos:

Coesão e coerência textuais;

Correção da linguagem;

Domínio do tema;

Aprofundamento do tema;

Originalidade;

Adequação às Normas de Publicação;

Titulação do autor.


7 - Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:

7.1 - Elementos pré-textuais:

  1. a) TÍTULO: na primeira linha, centralizado, negrito. Fonte: Times New Roman, corpo 12, caixa alta.

 

  1. b) Título em Inglês: uma linha abaixo do título em português, centralizado, sem negrito, usando maiúsculas somente nas letras iniciais. Recomenda-se, para este item, bem como para o RESUMO e PALAVRAS-CHAVE em língua estrangeira, procurar revisão de um especialista.

 

  1. c) Nome do autor, titulação, instituição de origem, cidade e agência financiadora da pesquisa, se houver: duas linhas abaixo do título, alinhados à direita. Usar maiúsculas somente nas letras iniciais do nome do autor.

  2. d) RESUMO: três linhas abaixo do nome do autor; em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, corpo 11, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, entre 5 e 10 linhas. Fonte: Times New Roman, corpo 11, para todo o resumo.

    e) PALAVRAS-CHAVE: em número de 3 a 5, duas linhas abaixo do resumo, em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar o termo PALAVRAS-CHAVE, em caixa alta. Fonte: Times New Roman, corpo 11. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa.  Separá-las por ponto-e-vírgula.

 

  1. f) RESUMO E PALAVRAS-CHAVE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (inglês, francês, espanhol ou italiano): Seguem os padrões acima referidos.

 

7.2 - Elementos textuais:

  1. a) Fonte: Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

    b)Espaçamento:1,5.

    c) Citações: no corpo do texto, serão de até 3 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times New Roman, corpo 12. Quando maiores do que 3 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto. Fonte: Times New Roman, corpo 11, em espaço simples, com recuo de 4cm à direita.  Obs.: Utilizar [...] no caso de omissões. Todas as referências das citações ou menções a outros textos  (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (SILVA, 2010, p. 1-10). Evitar a utilização de idem ou ibidem e Cf. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada. Exemplo: (SILVA, 2002, p. 1-10 apud RAMOS, 2010, p. 23). Não se esquecer de incluir todos os dados de ambos os autores. Nas Referências, colocar somente as obras consultadas diretamente.

 

  1. d) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas como notas de rodapé. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas.

  2. e) Títulos e subtítulos das seções, se expressos em palavras, sem numeração arábica, inclusive Introdução, Conclusão e Referências, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra da seção. Se expressos somente em números,  colocar o número seguindo as mesmas regras anteriores, mas sem pontuação.

  3. f) A oportunidade e a conveniência de publicar ilustrações serão avaliadas pelos editores.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

 

Livro com dois autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome; SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

 

Livro a partir de 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome et al. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

 

Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado. - caso o autor seja o mesmo do livro e do capítulo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ______. Título: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

 

Anais: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial- final do artigo).

 

Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: . Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

 

Tese: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ......................) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

 

Artigo de periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título. Periódico, Cidade, v. X , n. X, p. X-Y, mês e ano.