A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA PUBLICIDADE DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
São Paulo, Comemoração, Memória, Propaganda, IV CentenárioResumo
Este artigo busca discutir a relação entre a propaganda produzida durante as comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo e a sedimentação da memória paulistana. As mensagens que compunham as peças publicitárias, em sua grande maioria, recorriam ao elo entre o passado e o futuro da cidade, reproduzindo exaustivamente a expressão a cidade que mais cresce no mundo, inserida num contexto que buscava ressaltar a “glória” Bandeirante e o futuro esplêndido. Na análise das fontes, principalmente dos jornais do período, impressiona a infinidade de produtos licenciados com a marca do IV Centenário, sejam dos mais simples aos mais sofisticados. Agregados ao selo comemorativo, todos pareciam parte de uma mesma História, o que significava ser descendentes da bravura bandeirante. A propaganda, em torno do IV Centenário, era extensiva a todas as atividades da sociedade paulistana e revelam o propósito da classe dominante paulistana de enraizar os ícones formadores uma memória que justificasse sua hegemonia no cenário nacional.
Referências
CORRESPONDÊNCIA de Horácio Costa (Diretor SEIC), para o Presidente da Comissão do IV Centenário. São Paulo, 04 mar. 1953. Arquivo Municipal da Cidade de São Paulo.
CORRESPONDÊNCIA de Mário Neme (Diretor do Serviço de Imprensa e Propaganda), para o Presidente da C.IV.C. São Paulo, 27 jul. 1953. Arquivo Municipal da Cidade de São Paulo.
CORRESPONDÊNCIA de Mário Neme, para o Diretor Geral. São Paulo, 20 jan. 1953. Arquivo Municipal da Cidade de São Paulo.
CORRESPONDÊNCIA de Paulo José Bosisio e Sérgio Patriarcha (Escritório Contábil Jaraguá), para a Comissão do IV Centenário de São Paulo. São Paulo, 03 mar. 1953. Arquivo Municipal da Cidade de São Paulo.
FIGUEIREDO, Anna Cristina C. M. Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada. São Paulo: Hucitec, 1998.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Tradução de Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
LOFEGO, S. L. IV Centenário da Cidade de São Paulo: uma cidade entre o passado e o futuro. [s.l.: s.n.], [s.d.].
PEÇA PUBLICITÁRIA da Monções Construtora Imobiliária S/A. Principais jornais brasileiros, jan. 1954.
REIS, Fernando (coord.). História da propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Patrimônio e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.