A religião do tamanho do mundo
Palabras clave:
Religiosidade, Viajantes, Imagens do Brasil, Costumes na América PortuguesaResumen
O presente ensaio aborda a literatura de viagem sobre o Brasil, escrita ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, com o intuito de extrair, daí, uma pequena amostra da imagem que os europeus construíram de um dos traços que, aos seus olhos, mais se destacavam na população local: a religiosidade desmedida e festiva. Trata-se, pois, de uma tentativa muito limitada de mapear uma pequena parte das “verdades” sobre o Brasil e suas gentes que o habitante do Velho Mundo construiu e partilhou ao longo dos séculos, verdades que, em larga medida, guiaram as suas ações nesta parte do globo.
Citas
AMADO, Janaína; FIGUEIREDO, Luiz Carlos. Brasil 500. Quarenta documentos. Brasília: Editora da Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001. 350 p.
NÓBREGA, Manuel da. Diálogo sobre a conversão do gentio. Com preliminares e anotações históricas e críticas de Serafim Leite. Lisboa: Ministério dos Negócios Estrangeiros, 1954. 133 p.
BOXER, Charles Ralph. A Igreja e a Expansão Ibérica. Lisboa: Edições 70, 1989. 155 p.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. Outras Visões do Rio de Janeiro Colonial. Antologia de Textos (1582-1808). Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2000. 356 p.
______.Visões do Rio de Janeiro Colonial. Antologia de Textos (1531-1800). 3a ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2008. 346 p.
______. A construção do Brasil na literatura de viagens dos séculos XVI, XVII e XVIII. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, Editora da UNESP, 2011 (no prelo). 523 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.