BIBLIOTECAS
LUGAR DE MEMÓRIA E DE PRESERVAÇÃO - O CASO DA BIBLIOTECA NACIONAL DO BRASIL•
Palabras clave:
Biblioteca Nacional, Lugar de memória, Lugar de preservação do patrimônio bibliográficoResumen
Ao analisar a trajetória das bibliotecas, no que se refere ao seu papel cultural, nota-se dois pontos centrais: são lugares de memória nacional, na medida em que sua configuração política e técnica requerem que ela seja o espaço de ordenação das políticas do Estado e da manifestação da sociedade em suas demandas culturais; são lugares de preservação do patrimônio intelectual porque concentram em sua estrutura uma história da cultura e das idéias de um povo. A Biblioteca Nacional possui uma dimensão central na configuração da memória nacional e do patrimônio intelectual, uma vez que é responsável pelo registro e a guarda da produção bibliográfica brasileira (Lei do Depósito Legal). Por meio dessa atribuição legal, tornase uma das ferramentas fornecedoras das bases de constituição da cultura nacional.
Citas
ABREU, Marcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil; FAPESP, 2002.
ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
BAPTISTA, Antônio C. N. Biblioteca e memória: preservação no liminar do ano 2000: subsídios a partir da análise conceitual de bibliotecas nacionais. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 1996.
BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000.
BADARÓ, Murilo. Gustavo Capanema: a revolução na cultura. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
CAMARGO, Célia Reis. Os centros de documentação das universidades: tendências e perspectivas. In: SILVA, Zélia Lopes da (Org.). Arquivos, patrimônio e memória: trajetória e perspectivas. São Paulo: Unesp/Fapesp, 1999. p. 52.
CHAGAS, Mario. Memória política e política de memória. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 141–171.
CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no Ocidente. In: ABREU, Marcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil; FAPESP, 2002.
CHARTIER, Roger. O príncipe, a biblioteca e a dedicatória. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2000. p. 185.
CUNHA, Lygia da Fonseca Fernandes da. Subsídios para história da Biblioteca Nacional. Anais da Biblioteca Nacional, v. 101, Rio de Janeiro, 1981. p. 131–132.
EL FAR, Alessandra. O livro e a leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FERREIRA, Tania M. T. Bessone da Cruz. Palácios de destinos cruzados: bibliotecas, homens e livros no Rio de Janeiro, 1870–1920. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999.
FONSECA, Maria Cecília Londres. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 60.
FRIEIRO, Eduardo. O diabo na livraria do Cônego. Belo Horizonte: Itatiaia, 1957.
GALVÃO, Benjamin Franklin Ramiz. Frei Camilo de Monserratte: estudo bibliográfico. Anais da Bibliotheca Nacional, Rio de Janeiro, v. 12, 1889. p. 159.
LESSA, Clado Ribeiro de. As bibliotecas brasileiras dos tempos coloniais. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 191, p. 339–345, 1946.
LEMOS, Carlos A. C. A casa brasileira: arquitetura. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1981.
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 2001.
MONTE-MÓR, Janice. Patrimônio bibliográfico e a problemática das bibliotecas nacionais. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 22, 1987. p. 163–164.
MORAES, Rubens Borba de. O problema das bibliotecas brasileiras. Rio de Janeiro: Casa do Estudante, 1943.
MORAES, Rubens Borba de. Livros e bibliotecas no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979.
NORA, Pierre. A expressão “lugares de memória”. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 22, 1987. (referência indireta; ver nota explicativa).
SCHWARCZ, Lilia Moritz. A longa viagem da biblioteca dos reis: do terremoto de Lisboa até a Independência do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SCHWARTZMAN, Simon. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
WILLIAMS, Daryle. Gustavo Capanema: ministro da Cultura. In: GOMES, Ângela de Castro (Org.). Capanema. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. p. 251–269.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Patrimônio e Memória

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, salvo que se indique lo contrario, está sujeto a una licencia de atribución Creative Commons BY.