CRÍTICA GENÉTICA E CRÍTICA BIOGRÁFICA

Autores/as

Palabras clave:

Acervo de Escritores Mineiros, Guimarães Rosa, Manuscritos

Resumen

A partir da experiência de trabalho no Acervo de Escritores Mineiros da Universidade Federal de Minas Gerais, a autora discorre sobre a importância dos acervos de escritores no sentido de dar a conhecer aos leitores novas faces do escritor e de sua obra. A título de exemplo dessa potencialidade dos acervos, é mencionado o trabalho de pesquisa realizado sobre o ainda inédito Diário de guerra de Guimarães Rosa, a partir de uma cópia do mesmo localizada no acervo da escritora Henriqueta Lisboa.

Biografía del autor/a

Eneida Maria Souza, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Professora titular em Teoria da Literatura da UFMG; professora Emérita da UFMG; graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966), mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutora em Literatura Comparada - Semiologia - Université de Paris VII (1982). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: critica cultural, dependência cultural, Mário de Andrade, biografia literária e critica brasileira. Orientou10 bolsistas de pós-doutorado, 3 bolsistas recém-doutores com bolsa PRODOC, 23 teses de doutorado,7 dissertações de mestrado, 3 bolsistas de Apoio Técnico, 4 monografias de final de curso, 20 bolsistas de Iniciação Científica.

Citas

BARTHES, Roland. Roland Barthes par Roland Barthes. [S.l.]: Seuil, [s.d.].

BENJAMIN, Walter. Desempacotando minha biblioteca. In: ______. Obras escolhidas II: rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 234.

COSTA, Cristiane. Pena de aluguel. [S.l.]: Record, [s.d.].

CONTAT, Michel; FERRER, Daniel (Dir.). Pourquoi la critique génétique? Méthodes, théories. Paris: CNRS Éditions, 1998.

DERRIDA, Jacques. Archive et brouillon. Table ronde du 17 juin 1995. In: CONTAT, Michel; FERRER, Daniel (Dir.). Pourquoi la critique génétique? Méthodes, théories. Paris: CNRS Éditions, 1998. p. 207–208.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Rapsodo do sertão: da lexicogênese à mitopoese. Cadernos de Literatura Brasileira. Guimarães Rosa, São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2006. p. 149.

GRÉSILLON, Almuth. Elementos de crítica genética. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

HAY, Louis. A literatura dos escritores: questões de crítica genética. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 17.

HEINICH, Nathalie. Être écrivain; La gloire de Van Gogh. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

MIRANDA, Wander Melo; SOUZA, Eneida Maria de (Org.). Arquivos literários. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

PÉREC, Georges. Penser/Classer. Paris: Seuil, 2003. p. 22–23.

PEREC, Georges. Les choses; Espèces d’espaces. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

SÁNCHEZ, Yvette. Coleccionismo y literatura. Madrid: Ediciones Cátedra, 1999. p. 118.

SCHNEIDER, Michel. Morts imaginaires; Marilyn: últimas sessões. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

SOUZA, Eneida Maria de. Pedro Nava: o risco da memória. Juiz de Fora: Funalfa, 2004. p. 111–112.

WERNECK, Maria Helena. O homem encadernado: para a crítica biográfica. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

Publicado

2009-06-30

Cómo citar

Souza, E. M. (2009). CRÍTICA GENÉTICA E CRÍTICA BIOGRÁFICA. Patrimônio E Memória, 4(2), 129–138. Recuperado a partir de http://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3905