OS ACERVOS PATRIMONIAIS NAS CELEBRAÇÕES

1922: PÁGINAS DE CONSAGRAÇÃO E DESTRUIÇÃO

Autores/as

Palabras clave:

Celebrações, Ressignificação da memória, Patrimônio cultural

Resumen

Este texto — sem perder de vista a linha de reflexão crítica em torno de celebrações e da criação da História e da Memória que as cultua e consagra —, discute a outra trajetória a partir de 1922: aquela da eleição de bens culturais a serem preservados. Esse momento é instituidor de iniciativas que conformam os serviços de proteção ao patrimônio, que ao fim e ao cabo resultam em celebrações de recortes da História e cultivo de Memórias, não obstante ao sabor de interesses de grupos, classes, instituições, governos e políticas setorizadas. Trata-se, sem dúvida, de uma seleção enviesada que vem sendo mais recentemente desconstruída por alguns trabalhos acadêmicos, permitindo outra avaliação crítica.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Martins, Universidad Estatal de São Paulo UNESP

Ana Luiza Martins é graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela instituição de ensino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Foi bolsista de Iniciação Científica - PIBIC com o projeto de pesquisa "Ensino de inglês com base em conteúdos: estudos preliminares e seleção de material para o curso de Jornalismo", sob orientação do Professor Doutor Marcelo Concário, no período de 01/08/2012 a 31/07/2013. Foi bolsista de Iniciação Científica com o projeto de pesquisa "'Uma das faces mais obscuras deste país': a prostituição pautada pelo Conexão Repórter", sob orientação da Professora Doutora Larissa Pelúcio e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Fez parte, entre 2012 e 2015, do grupo de pesquisa "Transgressões: Gêneros, Sexualidades, Corpo e Mídia", coordenado pela mesma docente.

Citas

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Publicado

2006-12-30

Cómo citar

Martins, A. L. (2006). OS ACERVOS PATRIMONIAIS NAS CELEBRAÇÕES: 1922: PÁGINAS DE CONSAGRAÇÃO E DESTRUIÇÃO. Patrimônio E Memória, 2(2), 4–12. Recuperado a partir de http://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3995