A REVISTA FEMININA (1915-1916) E A LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Revista Feminina, São Paulo, Século XX

Resumo

A Revista Feminina, publicação paulista, é composta por um conteúdo bastante variado. Por este motivo, seus artigos e seções têm sido objeto de trabalhos acadêmicos de áreas diversas. Neste artigo, propõe-se comentar as seções e textos que possuam conteúdo literário encontrados nos dois primeiros anos de publicação deste periódico (1915-1916), tendo em vista uma breve e rápida pesquisa que constata a inexistência de trabalhos com esta abordagem. Propõe-se a catalogação e comentário sucinto dos textos de algumas seções de maior destaque, com a finalidade de compreender quais gêneros literários são publicados pela Revista e quais os autores que dela participam. Como resultado, espera-se a confirmação de que há bastante material literário a ser explorado nos referidos números da Revista Feminina, e a conseqüente contribuição para a história da leitura e literatura brasileiras nas primeiras décadas do século XX.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Bonilha, Universidade Estadual Paulista UNESP

Possui pós-doutorado na área de Literatura Comparada pela Universidade Nova de Lisboa, com ênfase em periódicos literários e autoria feminina. Realizou graduação, mestrado e doutorado em Letras, na Área de Literatura e Vida Social, pela UNESP- FCL(Faculdade de Ciências e Letras de Assis) na linha de pesquisa Arquivos de Memória: Fontes e Periódicos Literários. É autora do livro Eça de Queirós e a Gazeta de Notícias: Suplemento Literário (1892). Atuou na área de Letras e Educação, em ensino Superior e Pós-graduação, como professora e coordenadora de curso. Membro da comissão científica da Revista Clarabóia, UENP- PR. Participa dos grupos de pesquisa "Estudos Lusófonos", na Universidade Estadual do Paraíba e "Memória e Representação Literária", da Universidade Estadual Paulista.

Referências

ANTELO, Raúl. Literatura em revista. São Paulo: Ática, 1984.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. 4. ed. rev. e aument. São Paulo: Ática, 1990.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: história da imprensa brasileira. 4. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 1979.

DOYLE, Plínio. História de revistas e jornais literários. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa; MEC, 1976. v. 1.

LIMA, Sandra Lúcia Lopes. Espelho da Mulher: Revista Feminina (1916-1925). Tese (Doutorado) – Departamento de História, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

LUCA, Tania Regina de. A Revista do Brasil: um diagnóstico para a (N)ação. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

MASCARO, Sônia de Amorim. A Revista Feminina: imagens de mulher (1914-1930). Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

NEEDEL, Jeffrey. Belle Époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

Downloads

Publicado

30-12-2010

Como Citar

Bonilha, J. C. (2010). A REVISTA FEMININA (1915-1916) E A LITERATURA . Patrimônio E Memória, 6(2), 128–152. Recuperado de http://seer.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/3827