A GRANDE BELEZA

SARAMAGO EM VIAGEM À ITÁLIA

Autores

  • Márcia Valéria Zamboni Gobbi

Palavras-chave:

literatura portuguesa contemporânea; José Saramago; Manual de pintura e caligrafia; A bagagem do viajante; narrativas de viagem.

Resumo

O romance Manual de pintura e caligrafia (2001) tem como protagonista o pintor H., que, em meio a uma crise criativa, rememora uma viagem feita à Itália, a qual se poderia caracterizar como um itinerário estético, já que centrado na visita a museus, galerias e outros espaços de arte; no livro de crônicas A bagagem do viajante (1996), também uma viagem à Itália motiva um conjunto de textos em que a experiência estética igualmente toma o proscênio. O que se objetiva é apresentar uma análise desses textos que coloque em evidência traços de uma “poética do encantamento”. Sem qualquer intenção teórica ou metodológica mais pretensiosa, esta hipótese interpretativa aborda aquilo que constitui um exercício criativo em que o escritor reflete sobre o sentido e a função do registro dessas memórias de viagem (que são também as memórias de sua experiência estética) e sobre qual lugar podem ocupar na reelaboração ficcional que delas faz.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

Zamboni Gobbi, M. V. (2017). A GRANDE BELEZA: SARAMAGO EM VIAGEM À ITÁLIA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 17, 67–81. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/108

Edição

Seção

CONTRA O ESQUECIMENTO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)