RELEITURAS DE UM MITO

DOM JUAN, O PUNIDO E O ABSOLVIDO

Autores

  • Fernanda Buzzon Fernandes

Palavras-chave:

Dom Juan; Ciclo do herói; Tirso de Molina; Lorenzo da Ponte; José Saramago

Resumo

Este trabalho apresenta alguns apontamentos sobre duas releituras - a de Lorenzo da Ponte (1749-1838) e a de José Saramago (1922-2010) - do mito donjuanesco em relação à sua matriz literária, a peça El Burlador de Sevilla y Convidado de Piedra (1630), do espanhol Gabriel Téllez (1579-1648), com o objetivo de averiguar as transformações sofridas pelo mito do grande sedutor, assim como pelas personagens secundárias que o compõem. Alguns críticos acreditam que Dom Juan pouco tenha mudado desde o seu nascimento, ainda no século XVII, embora as personagens femininas apresentem alterações consideráveis de comportamento. Não obstante, verifica-se que a releitura saramaguiana do mito, afora ter dado continuidade à emancipação feminina frente à sedução, já iniciada por Da Ponte, também humanizou o anti-herói, conduzindo-o a níveis mais complexos de compreensão de si, assim como do outro, inéditas para o mito.

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

Buzzon Fernandes, F. (2017). RELEITURAS DE UM MITO: DOM JUAN, O PUNIDO E O ABSOLVIDO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 17, 131–149. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/113

Edição

Seção

O ESPETÁCULO DO MUNDO