MELANCOLIA E GÊNERO NOS CONTOS SECO, DE STEFANO VOLP E O SUICÍDIO DA QUINA, DE ONDINA FERREIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2556

Palavras-chave:

Melancolia e Literatura; Seco; Stefano Volp; O Suicídio da Quina; Ondina Ferreira, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as manifestações melancólicas em personagens de dois contos, aparentemente, diametralmente opostos, uma vez que são escritos e protagonizados por um homem e uma mulher, a saber: Heleno, do conto Seco, do brasileiro Stefano Volp, e Quina, do conto O Suicídio da Quina, da cabo-verdiana Ondina Ferreira. Desse modo, torna-se possível identificar como os autores, a partir de realidades distintas e histórias completamente diferentes, abordam os impactos da sociedade no indivíduo, cujas estratégias de resistência redundam, muitas vezes, na percepção da angústia e da impossibilidade da existência. Com isso, propõe-se uma leitura tematicamente motivada que considera também a elaboração estética das manifestações melancólicas relacionadas ao gênero. Para tanto, a linguagem e o estilo de cada autor importam, uma vez que conforme assevera Judith Butler, o gênero é também uma construção discursiva. Além disso, considerando a inserção das personagens em suas sociedades e as marcas de gênero que sobressaem, como método, recorremos aos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2024-01-12

Como Citar

Dal Cortivo, R. A., & Monteiro, P. M. (2024). MELANCOLIA E GÊNERO NOS CONTOS SECO, DE STEFANO VOLP E O SUICÍDIO DA QUINA, DE ONDINA FERREIRA. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 33, 235–255. https://doi.org/10.5016/msc.v33i0.2556

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES