EL CICLO FINAL DE LA REBELIÓN DE TUPAC-AMARU EN RECREACIÓN DRAMÁTICA

TUNGASUKA DE BERNARDO CANAL-FEIJÓO

Autores

  • María del Carmen Tacconi

Palavras-chave:

Recriação; Revisão historiográfica; Movimento inclusivo; Causalidade.

Resumo

Tungasuka de B. Canal-Feijoó é um drama destinado a iluminar alguns clichês pouco fundamentados que se ligam com a verdade histórica da rebelião de Tupac-Amaru. Primeiramente, é uma recriação que se destina a destacar que essa manifestação não foi uma manifestação única e homogênea, um projeto de um chefe único. Por outro lado, foi criada com o objetivo de realçar que não foi um movimento puramente indígena, mas juntou índios, mestiços e crioulos. Em terceiro lugar, está fundamentada em fontes documentais que registram em detalhe a pluralidade de variantes da mesma causa de rebelião generalizada: a opressão do império espanhol levado ao seu limite extremo na forma de contribuição económica.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Tacconi, M. del C. (2017). EL CICLO FINAL DE LA REBELIÓN DE TUPAC-AMARU EN RECREACIÓN DRAMÁTICA: TUNGASUKA DE BERNARDO CANAL-FEIJÓO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 13, 141–159. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/259

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES