LEITURA E ESCOLA: COMPLEXA E CONTURBADA RELAÇÃO

Autores

  • Queila Silva Gimenez Seduc SP
  • Rozana Aparecida Lopes Messias Unesp Assis

Palavras-chave:

Leitura, Escola, Letramento, Formação do leitor

Resumo

No presente texto, buscamos refletir, incentivados por uma pesquisa desenvolvida no âmbito do ProfLetras, sobre a relação indissociável entre leitura e escola. A fim de enriquecer tal debate, que se constitui, em grande medida, em torno dos obstáculos e caminhos da formação do leitor no espaço escolar, adotamos a perspectiva do capital cultural e do conceito de habitus, desenvolvidos por Bourdieu (1996;1998). Conduzindo-nos nesta direção, nos apoiamos nos estudos sobre letramento(s), escolarização e leitura, propostos, sobretudo, por Soares (1995; 2006; 2010) e Kleiman (2006). Com respeito às perspectivas sociais da constituição do leitor e do papel do mediador no processo de formação de leitores em contexto escolar, recorremos aos escritos de Chartier (1996; 2001) e Petit (2008; 2010) e às reflexões propostas pelos resultados das pesquisas Retratos da Leitura no Brasil. Tais reflexões apontam para a necessidade ainda persistente do aprimoramento na formação do professor leitor.

Biografia do Autor

Rozana Aparecida Lopes Messias, Unesp Assis

Livre docente em Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras pela UNESP (2022). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista ? FFC ? Marília-SP (2009); mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista FCL-Assis-SP Filho (2003); pós Doutorado em Educação pela Georgetown University- Washington DC - EUA, junto ao Spanish and Portuguese Department (2017-2018 - FAPESP- processo 2017/02937-0). Atua como professora de metodologia de ensino de línguas estrangeiras e Estágio Supervisionado na UNESP-Assis. É vice-líder do Grupo de Pesquisa: ?Interação Virtual e Teletandem: Línguas Estrangeiras para Todos? (InViTe) e faz parte do grupo de pesquisa ?Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior?. Pertence ao quadro permanente do programa de pós-graduação em Educação (PPGE)-FCT/UNESP- Presidente Prudente. Na FCL-UNESP/Assis exerce a função de coordenadora do Programa (PROEX) Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores e participa de atividades de mediação e supervisão de práticas de Teletandem, com vistas à formação de professores. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação de professores de línguas; Ensino/aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Teletandem e Formação de Professores; Tecnologia e Formação de professores; metodologia de ensino de línguas. 

Downloads

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva Gimenez, Q., & Lopes Messias, R. A. (2024). LEITURA E ESCOLA: COMPLEXA E CONTURBADA RELAÇÃO. Miscelânea: Revista De Literatura E Vida Social, 35, 217–237. Recuperado de https://seer.assis.unesp.br/index.php/miscelanea/article/view/2681

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS/ORIGINAL ARTICLES